Donos de caminhões pipa iniciaram na manhã desta quinta-feira (3) um protesto na Praça dos Girassóis em Palmas, ao lado da Assembleia Legislativa (AL)e do Palácio Araguaia. O objetivo é cobrar do Estado dívida de R$ 4 milhões, herdada do governo Marcelo Miranda (MDB).
Os caminhões pipa abasteceram regiões do estado castigadas pela seca de 2017. Segundo a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), em setembro do ano passado, ao menos 70 caminhões levaram água potável à zona rural de 39 municípios do Tocantins, sendo maioria na região sudeste.
Com a mudança de governo (saída de Marcelo e entrada de Carlesse) os donos dos caminhões estão preocupados e pressionam para receber os serviços já prestados.
"Pipeiros endividados e sem solução" Diz faixa exibida num caminhão em frente a AL. Já a segunda traz a inscrição. "Socorremos o povo e agora pedimos socorro". Uma terceira faixa diz: "matamos a sede do povo e hoje pedimos socorro."
O AN entrou em contato com a Assessoria do governador interino, Mauro Carlesse (PHS), mas ainda não obteve retorno. A reportagem questionou se o governo confirma o valor da dívida (R$ 4 milhões) e se há previsão de pagamento.