O Tocantins possui atualmente 75.867 pacientes hipertensos sendo que a cidade com maior número de casos é Palmas, que lidera o ranking com 10.916 pacientes, conforme dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis (Dant). Outro dado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) aponta que somente neste ano, de janeiro a abril, 1.857 novos casos já foram registrados.

De acordo com o médico cardiologista, Genildo Ferreira Nunes, apesar de 95% dos casos não ter uma causa conhecida, os fatores de risco e grandes vilões associados à doença são o fumo, o consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, grande consumo de sal e sono inadequado. O cardiologista lembra ainda que a hipertensão costuma ser assintomática ou silenciosa.  “A hipertensão arterial é uma doença crônico-degenerativa que na grande maioria das vezes é silenciosa. Porém, quando a pressão sobe muito, podem ocorrer sintomas como dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal”, informa.

Ainda de acordo com o médico, complicações como Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto são decorrentes da pressão alta. “As principais complicações relacionadas à hipertensão são AVC, infarto e insuficiência renal crônica. Além disso, a hipertensão também pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca, e afetar os olhos, diminuindo a visão” destacou.

Luiza Da Silva Aguiar, de 54 anos, é hipertensa e tem vivido um drama, há 22 anos ela é diabética e há dois descobriu ser hipertensa.  Recentemente ela teve uma complicação e foi diagnosticada com insuficiência renal, tendo que passar por sessões de hemodiálise três vezes por semana. “Agora minha alimentação é muito restrita, não posso comer nem comida doce nem comida salgada e ainda tenho que fazer a hemodiálise” contou.

Dia Nacional de Combate à Hipertensão

No próximo dia 26 de abril é comemorado em todo o país o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, conhecida também como pressão alta. A data visa conscientizar a sociedade sobre os riscos da doença e difundir a prática do estilo de vida saudável, que de acordo com cardiologista Genildo, contribui muito para o combate a doença.

“O tratamento da hipertensão pode ser não-medicamentoso, que consiste em orientar o paciente a ter um estilo de vida mais saudável, uma alimentação rica em frutas, verduras e vegetais, evitar a ingestão excessiva de sal, combater o sedentarismo e a obesidade, evitar o álcool e o cigarro. Quando essas medidas não são suficientes para controlar a pressão arterial, o médico pode optar por introduzir medicações”, explica o cardiologista.

Estado trabalha contra hipertensão

Com foco na qualidade de vida e objetivando diminuir os registros de hipertensão, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza assessorias e acompanhamento das ações de atenção e controle da hipertensão arterial e diabetes mellitus nos 139 municípios tocantinenses. As ações consistem em distribuição de material educativo, cooperação técnica in loco, acompanhamento e avaliação das ações de atenção e controle da hipertensão arterial e diabetes.

Também são oferecidas oficinas para qualificação dos profissionais de saúde que atuam nos pontos de atenção a saúde, buscando a organização dos serviços, dos processos de trabalho e qualidade da atenção ao portador de hipertensão, bem como a construção do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas.

Prevenção e combate

O médico cardiologista Genildo Nunes aponta “dez mandamentos” para quem deseja prevenir e controlar a pressão alta:

1-Meça a pressão arterial pelo menos uma vez por ano
2-Pratique atividades físicas todos os dias
3-Mantenha o peso ideal, evite a obesidade
4-Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes
5-Reduza o consumo de álcool e, se possível, não beba
6-Abandone o cigarro
7-Nunca pare o tratamento, é para a vida toda
8-Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde
9-Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer
10-Ame e seja amado