Ramila Macedo

Sem sala de aula para estudar, a saída para os alunos do ensino médio da zona rural de Nova Olinda foi estudar debaixo de uma mangueira. Conforme fotos enviadas por uma comissão de vereadores ao Araguaína Notícias nesta quarta-feira, 06, um quadro branco encostado numa cadeira, algumas carteiras e uma professora, esse é o cenário do descaso da educação dos estudantes.

Denúncia

Conforme os denunciantes, vereadores Leomar, Reriton e Edson, essa situação ocorre com alunos da “extensão do ensino médio” do Colégio Estadual Dr. Hélio de Souza Bueno. Os alunos moram nas Agrovilas Bela Vista (popular Água Branca) e Alto Bonito (Pé de Pequi), zona rural de Nova Olinda. A pedido de moradores, os vereadores visitaram as vilas na manhã de ontem, e viram de perto o sofrimento dos estudantes.

Sem banheiro

Na agrovila Bela Vista a situação é pior. Segundo os vereadores, há 12 alunos no 1 º ano do ensino médio, 22 alunos no 2º ano e 05 no 3º. Os 22 alunos do 2º ano estudam no período da manhã debaixo de uma mangueira. A professora relatou que antes as aulas aconteciam debaixo de um pé de caju, mas que o mesmo foi cortado. Além da falta de ao menos um teto, esses alunos ainda enfrentam o mau cheiro de um galinheiro próximo a “sala” improvisada.

Sem um mínimo de estrutura, nem banheiro funciona adequadamente, os alunos fazem as necessidades nos “matinhos” das proximidades. Segundo os vereadores que denunciaram a situação, os professores disseram que preferem qualquer tipo de barracão, pois é melhor do que ficar à mercê das ações do tempo, debaixo de árvores.

Sala sem portas

Em outra agrovila, uma casa inacabada também funciona como escola. Conforme fotos do local, não há portas, as paredes não são rebocadas e a iluminação é precária.

Um dos alunos disse aos vereadores que ninguém se importa com a situação deles. “Ninguém liga pra nós, pois todos têm suas salas e ar condicionado, computadores e tudo mais”.

De acordo com os vereadores, a diretora da escola que oferece a “extensão do ensino médio” contou que a responsabilidade pela estrutura das salas de aula é do Município e o salário dos professores fica por conta do Governo do Estado.

O outro lado

A reportagem entrou em contato por telefone com a escola, e foi informada que a realmente os alunos da agrovila Água Branca não têm sala adequada.  Os pais de um dos alunos haviam emprestado uma casa para funcionar a escola, mas essa casa foi vendida e eles ficaram sem ter onde estudar.

O AN tentou contato com a secretária de educação de Nova Olinda, para saber de fato como funciona a parceria entre Estado e Município, mas ainda não obteve retorno. Também procuramos a Seduc para saber que providências serão tomadas para resolver a situação. A Seduc informou que apura as informações e que depois irá se manifestar.