Ramila Macedo

As 10 escolas de Araguaína com as melhores pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014), continuam tendo as privadas na liderança. A diferença é que dentre as quatro que participaram no exame anterior, três delas diminuíram a nota enquanto as escolas da rede estadual conseguiram aumentar a pontuação. As notas foram divulgadas ontem (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Tiveram os resultados divulgados 15.640 escolas de todo o Brasil em que pelo menos dez alunos tenham participado da edição do Enem em 2014 e que no mínimo 50% de todos os estudantes tenham feito o exame.

Foram considerados os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio regular. Desses, foram levados em conta os alunos que fizeram as quatro provas objetivas e a prova de redação, desde que não tenham tirado nota zero nas provas objetivas

Os padrões socioeconômicos dos estudantes continuam divididos em sete faixas: Muito Alto, Alto, Médio Alto, Médio, Médio Baixo, Baixo e Muito Baixo.

As 5 melhores

Em Araguaína somente seis escolas conseguiram nota superior a 500 pontos (nota máxima é 1.000)nas provas objetivasâ?? quatro delas da rede privada e uma federal. Em primeiro lugar ficou o recém-aberto Colégio Olimpo, com 608,8 pontos, deixando em segundo lugar o Colégio Santa que liderou nas outras edições do exame. Neste ano a escola com padrão socioeconômico muito alto obteve 562,3 pontos. Nota menor que o ano passado, quando o Santa Cruz conseguiu 573,3.

Em terceiro lugar aparece o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) campus de Araguaína, com 557,1 pontos, mais alta que na edição de 2013, quando ficou na 4ª posição com 548 pontos.

Em quarto lugar está o Educandário Objetivo, com 513,4 pontos. Os alunos são considerados de padrão socioeconômico alto, segundo o Inep. A escola também caiu o rendimento no exame, se comparada com a edição de 2013, quando obteve 530,7 pontos.

O quinto lugar ficou com o Colégio Adventista com 505,3 pontos. A escola tem alunos com padrão muito alto e também registrou queda no desempenho do Enem, comparado com a edição de 2013. Naquele ano, o Colégio Adventista havia conseguido 523,0 pontos.

Públicas

A boa notícia é que todas as escolas da rede estadual conseguiram notas melhores que a edição anterior. O destaque foi para o Colégio Pré-Universitário que conseguiu média de 501,1 pontos. A escola ficou em 6º lugar no ranking de pública e privadas de Araguaína e em 5º lugar no ranking de escola estadual do Tocantins. Os alunos da escola sofreram no ano passado e estiveram na eminência de ter a escola fechada pelo governo. Eles protestaram e conseguiram manter a escola aberta, e pelo jeito deram exemplo de superação.

Confira desempenho das escolas de Araguaína