O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, assinou nesta segunda-feira, 31, às 9 horas, em seu gabinete, a ordem de serviço para o início das obras de construção de mais sete unidades básicas de saúde (UBS). Estiveram presentes o secretário da Saúde, Jean Luís Coutinho, e os representantes das construtoras.

O valor total do investimento será de mais R$ 4 milhões e vai atender mais de 40 mil pessoas nas regiões de sete bairros: Novo Horizonte, Pedro Borges, Vila Azul, Coimbra, Santa Luzia, Raizal e Araguaína Sul II. São recursos do Governo Federal, do Ministério da Saúde, e com contrapartida Município, por meio do Tesouro Municipal. A previsão de concluir as obras é de até sete meses.

Dimas explicou que todas as unidades básicas de saúde estão sendo adequadas para atender a comunidade de acordo com que determina o Ministério da Saúde. “Mesmo as UBS que estão sendo reformadas, estão sendo colocadas em um padrão de exigência da saúde pública nacional. E, além disso, nós só estamos abrindo elas a partir do momento totalmente informatizadas, que vai de encontro com o nosso plano de modernização do Município”, informou o prefeito durante a assinatura.

“As UBS que estão sendo construídas elas virão somar a rede. Algumas apenas modificando o local e uma adequação real de espaço. Largando espaços inadequados para novos espaços totalmente adequados a realidade e a necessidade da população”, completou. 

O secretário da Saúde, Jean Coutinho, ressaltou que a atual gestão vem trabalhando para retirar as UBS que estão alojadas em residências, pois não estão em local adequado. “O objetivo do prefeito é de tirar as unidades básicas que funcionam em residências e vir para uma unidade mesmo construída para essa finalidade, para a comunidade”, destacou. 

“A gente está construindo para substituir essas UBS que estão em casas alugadas. Como é o caso do Novo Horizonte; vai ter uma UBS desenhada e projetada para ser uma unidade básica. Esperamos que no ano que vem não tenhamos mais nenhuma UBS em casa alugada, todas em local específico para serem unidades básicas de saúde”, concluiu o secretário.

Parque Bom Viver

O prefeito aproveitou o momento para anunciar que a obra da UBS do Parque Bom Viver foi retomada. “É a retomada da obra, A UBS de lá foi paralisada, a empresa simplesmente abandonou a obra. A obra está sendo retomada agora e deve ser entregue no começo do ano para a população”, disse.

A UBS do setor Ponte será reformada e ampliada, também informou o prefeito.

Novas UBS

Três UBS serão do Tipo I (Novo Horizonte, Pedro Borges, Vila Azul), ou seja, terão uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF); outras três serão do Tipo II (Coimbra, Santa Luzia, Raizal), com duas equipes de ESF; e a do Araguaína Sul II será do Tipo III, com três equipes de ESF.

Todas as UBS vão ofertar consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, atividades educativas, Prevenção do Câncer de Colo Uterino (PCCU) – exame preventivo, Teste do Pezinho, imunização, aferição de pressão arterial, teste de Glicemia, avaliação antropométrica, curativos, retirada de pontos, nebulização, administração de medicamentos, coleta de exames e dispensação de medicamentos. 

Outros investimentos

Desde 2013, a atual gestão vem investindo na reestruturação da atenção básica para ampliar o atendimento aos usuários. Foram criadas cinco novas unidades de saúde nos setores Cimba, Dom Orione, Maracanã, JK e Costa Esmeralda.

Além disso, foram reformadas sete UBS, nos setores Couto Magalhães, Araguaína Sul, Bairro de Fátima, Setor Couto Magalhães, Jardim das Flores, São Miguel e José Ferreira. A UBS do Bairro São João foi reconstruída e será entregue no final do mês de setembro.

A atual gestão ainda implantou o Centro Municipal de Fisioterapia no Bairro São João e três motolâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).