Fernando Almeida/Araguaína Notícias
A Câmara aprovou (em 27 de outubro) a entrega de Título de Cidadão Araguainense ao Juiz Antônio Dantas de Oliveira Júnior, da 2ª Vara de Execuções Penais. A homenagem do Legislativo ao magistrado é pelo reconhecimento dos projetos de ressocialização desenvolvidos no Presídio Barra da Grota.
Na oportunidade, os parlamentares elogiaram o trabalho do magistrado, justificando o “merecimento de Título de cidadão Araguainense”. Além de projetos de ressocialização, Antônio sai do Fórum da cidade e desloca até o presídio Barra da Grota para assim despachar.
São 12 projetos de ressocialização desenvolvidos no presidio Barra da Grota, pela 2ª Vara de Execuções Penais. Sete deles já estão em funcionamento e quatro na fase de implantação. Eles contam com apoio da Defensoria Pública de Araguaína, Central de Penas e Medidas Alternativas de Araguaína (Cepema), Conselho da Comunidade, Umanizzare, Diretoria do Presídio e Governo do Estado.
Durante visita da vice-governadora Claúdia Lelis ao Barra da Grota (23/09), o magistrado defendeu o engajamento de todos na ressocialização. “É preciso que haja uma interação da sociedade. Nós estamos investindo em ser humano, que vai dar um retorno à sociedade. (...) Porque os índices de reincidência vão diminuir.”
O Título de Cidadão foi aprovado por unanimidade e ainda não tem data programada para a solenidade de entrega. A honraria é concedida a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da cidade.