Ramila Macedo/Araguaína Notícias

Professores substitutos da rede estadual de Araguaína estão sem receber desde agosto. De acordo denúncia ao Araguaína Notícias, a Seduc adiou o prazo por duas vezes e o Estado alega não ter recursos para honrar o compromisso.

Esses servidores são contratados por regime temporário, para substituição de efetivos em casos de licenças, exonerações, aposentadorias e remanejamento de funções.

No início do mês de setembro, a Secad anunciou que a Educação concentra o segundo maior número de contratos â?? 3.863 no total. Em função do impasse com o salário, os professores se sentem desmotivados.

“Estamos tristes com a situação, pois a falta de respeito está muito grande conosco. Todos nós temos compromissos e contamos com o nosso dinheiro” disse uma professora que preferiu não se identificar.

Conforme denúncia ao AN, os professores contratados chegaram a receber promessas de pagamento nos últimos dias, mas até o momento não há nada de concreto.

“O primeiro prazo que nos foi dado para o pagamento, foi dia 15 de novembro, mas não foi cumprido. O segundo prazo foi dia 20, e mais uma vez fomos lesados com a falta de compromisso do estado” afirmou uma professora prejudicada.

De acordo com a denúncia, os contratados procuraram a Secretaria Estadual de Administração (SECAD) e a resposta que receberam é de que o Estado “não tem verbas pagar as substituições e deram prioridade para os concursados. Com isso, ficamos sem resposta e previsão para tal pagamento”.

Eles também contaram que procuraram ajuda da Diretoria Regional de Educação de Araguaína –DREA – chegaram a se reunir com a diretora regional Florismar do Espírito Santo e receberam informação para não se preocuparem.

“A mesma tinha ligado em Palmas, onde a secretaria informou que o pagamento seria depositado em conta a meia noite do dia 25” relatou a denunciante ao AN. No entanto, até esta sexta-feira (27) os professores dizem não ter recebido. 

Sem resposta da Seduc

O Araguaína Notícias entrou em contato com a Secretaria de Educação (Seduc) na segunda-feira (23) para buscar respostas quanto ao problema. A reportagem solicitou explicações sobre o motivo do atraso do pagamento, a quantidade de educadores que estão sem receber e o montante devido pelo estado. 

A assessoria informou que iria apurar e retornaria. No entanto, mesmo com reiteradas ligações durante essa semana, a Seduc não se pronunciou sobre o caso.