Thatiane Cunha//Ascom-Prefeitura

O número de acidentes por colisões entre veículos caiu cerca de 40,4% em Araguaína. Esse é o resultado do levantamento feito pela Prefeitura de Araguaína com base nos dados de atendimentos do Serviço Móvel de Urgência (SAMU/192) da cidade. Os atendimentos do órgão decorrentes de colisões passaram de 121 no primeiro quadrimestre de 2015, de janeiro a abril, para 72 no último quadrimestre, de setembro a dezembro.

A Prefeitura ainda analisou o número de capotamentos e atropelamentos, que tiveram redução, respectivamente, de 20% e 6,2%, no mesmo período. “Esses números representam que mais vidas foram preservadas. Nossa missão, quanto gestores públicos, é trazer qualidade de vida para a população, e vemos que nossos esforços estão dando resultados”, apontou o prefeito Ronaldo Dimas.

Números
As colisões em 2015 representaram um dos maiores índices de atendimentos do SAMU (281), perdendo apenas para os traumas e casos clínicos. Os atropelamentos atendidos pelo órgão somaram 16 nos primeiros quatro meses do ano e caíram para 15 nos dois últimos quadrimestres. Os capotamentos, que foram 5 nos primeiros meses de 2015, caíram para 4.

Outros dados que chamam a atenção para a diminuição de acidentes são os números mínimos e máximos de atendimentos ocorridos nos primeiros meses de 2015 e no final. Nas comparações, o número mínimo de atropelamentos por mês caiu de 7 para 5; o de capotamento manteve-se estável em 1; e o de colisões de 51 para 9, mais de 500% de queda.

Os bairros onde há mais ocorrências de chamadas no SAMU, São João e Centro, por suas extensões e alto fluxo de veículos, também houve diminuição. No Bairro São João, as incidências caíram de 149 no primeiro quadrimestre para 138 nos últimos quatro meses. No Centro, os atendimentos tiveram uma queda mais acentuada, de 196 (de janeiro a maio) para 134 (setembro a dezembro).

Intervenções
Os dois setores que mais têm ocorrências receberam intervenções da Prefeitura nas ruas e na sinalização de trânsito. A maioria das ruas do Centro recebeu pavimentação e sinalização horizontal e vertical, melhorando o tráfego dos veículos. Além dessas, foram instalados radares para ajudar na fiscalização por alta velocidade nas vias, um dos maiores fatores de colisões entre veículos, e a reorganização de sentido das ruas.

No Bairro São João, mais de 60% das ruas já receberam nova pavimentação e sinalização horizontal e vertical e o trabalho tem sido intensificado com a pavimentação do chamado “Baixo São João”, no entorno do Parque Cimba.

Em 2015, foi implantada em Araguaína a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT). Com as intervenções da agência, mais 20 agentes de trânsito já foram nomeados e estão atuando na fiscalização e orientação do trânsito.

Campanhas educativas como “Seja Gentil no Trânsito”, “Araguaína na Faixa", "Agentes Mirins", "Esta vaga não é sua nem por um minuto" e "Multa Moral" também vêm sendo realizadas juntos aos condutores e pedestres.