Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Em entrevista ao AN, o presidente da AMTT (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Gustavo Fidalgo, garantiu o retorno do transporte coletivo em Araguaína para no máximo até a segunda-feira (30).  Afirmou  que há quatro empresas interessadas na exploração do serviço.  E outra possibilidade é um Cooperativa  já existente na cidade substituir a Cooperlota.  Em todos os casos, a passagem deve aumentar e a contratação será sem licitação.

Dívidas 

Fidalgo afirmou ter conhecimento das dívidas da Cooperlota, mas diz ter ficado surpreso com a apreensão repentina dos ônibus na madrugada do sábado, 21. â??O Banco nos apresentou uma dívida, mas não sabíamos que o processo de retomada desses veículos fossem tão rápido e de forma tão brusca.

Possibilidade de retorno da Cooperlota

Ao ser questionado sobre possível retorno da Cooperlota, o presidente da AMTT ponderou. â??Isso tudo depende deles [cooperados] mesmos, depende deles conseguirem pagar esses veículos, ou colocar um transporte na rua no prazo legal estabelecido.  Estamos aguardando eles retomarem as atividades, mas também não podemos ficar de braços cruzados aguardando que eles possam tomar qualquer tipo de medida.

Na prática, o retorno é praticamente inviável.  Os ônibus foram apreendidos por ordem judicial mediante a falta de pagamento das prestações.  A Cooperativa está com dívida superior a R$ 1 milhão e o tempo é pouco para reverter o quadro.

Empresas de fora interessadas

Gustavo disse ainda que não pode ficar parado esperando a Cooperlota resolver o problema. E que a AMTT está em busca de solução para evitar mais sofrimento à população de Araguaína.

â??Temos proposta de três empresas de fora [São Paulo, Palmas e Pará], podendo vir ônibus de estados, como do Maranhão. Mas também podemos buscar empresas ou empresários da cidade de Araguaína, que possam nos atender nesse momento.

Provável substituta da Cooperlota 

Outra  alternativa seria uma Cooperativa já existente em Araguaína para substituir a vaga deixada pela Cooperlota. Esta, segundo Gustavo,  já se encontra de prontidão para colocar uma frota nas ruas da cidade.  â??Temos contato com uma empresa daqui de Araguaína: outra Cooperativa, que já opera em nosso munícipio há algum tempo. E eles se manifestaram prontos para poder atender o nosso munícipio com algumas vans que eles possuem de reservas.  Isso tudo está sendo bem discutido, está sendo avaliado para que a população não fique sem transporte coletivo.

Aumento da passagem

Gustavo reiterou que todas as possibilidades estão sendo estudadas, analisadas e discutidas pela AMTT.   Entretanto, a nova empresa vai operar com passagem já reajustada.  â??Eu acredito que para que possamos ter um investimento de alta envergadura, que possa realmente suprir o transporte na nossa cidade, nos teríamos que fazer esse reajuste, até porque o reajuste é necessário.  Nós temos hoje a menor tarifa de transporte coletivo urbano do estado do Tocantins.

Dispensa de licitação

A nova empresa ou cooperativa será contratada sem licitação e vai assumir provisoriamente a exploração do transporte coletivo de Araguaína.  Sobre a cobrança da Cooperlota do subsidio da gratuidade e meia passagem, Gustavo disse que não é de responsabilidade da prefeitura, mas sim da prestadora de serviço.  “A nossa política tarifária já contempla essas isenções. “

Garantia

Ao final da entrevista, Gustavo disse que o processo para contratar nova empresa em regime emergencial, sem licitação, dura de três a cinco dias. Ele garantiu o retorno dos ônibus às ruas de Araguaína. “Até a próxima segunda-feira (30) teremos já a solução efetiva, em andamento”.

Ida ao trabalho

A falta de transporte coletivo em Araguaína atinge milhares pessoas.  Nesta primeira segunda-feira sem ônibus muitos araguainenses tiveram que ir ao trabalho de carona,  de bicicleta ou mesmo a pé.  Outra alternativa foi pegar  mototáxi, táxi ou lotação clandestina.  Em média , todos os dias 10 mil pessoas usam coletivos em Araguaína. 

Terminal de Ônibus da Praça das Bandeiras estava vazio na manhã desta segunda-feira, 23. Foto: Araguaína Notícias