Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Nesta segunda-feira (27), exatos 30 dias após a morte do agente de trânsito Agenison Pereira Jorge, colegas de serviço e familiares fizeram caminhada pelas ruas de Araguaína.  A concentração do ato ocorreu na Praça das Bandeiras e teve objetivo de pedir Justiça, Segurança e Paz.

 Com faixas, camisetas e apitos, os participantes foram até o local do assassinato â??na Av. 1º de Janeiro. Lá, em círculo e de mãos dadas, rezaram o Pai Nosso.   Também pediram ajuda da sociedade para ‘desvendar o crime’.

Neste momento, o servidor Robert relembrou outros crimes ocorridos em Araguaína contra taxistas, moto-taxistas e policiais.  Ressaltou que o momento era de tristeza, criticou a segurança pública de Araguaína e mencionou o sofrimento da mãe de Agenison.

 â??Hoje se completa 30 dias.  Trinta dias que o coração de uma mãe está enlutado.  Um jovem que tinha tantos sonhos, veio para Araguaína, passou no concurso público. E Araguaína, que se diz cidade hospitaleira, recebeu um jovem com esta morte, com esta brutalidade. Lamentou

 Do local do crime, a caminhada seguiu até a sede do Ministério Público Estadual (MPE), onde cobraram do Órgão agilidade nas investigações. E por último, seguiu até o gabinete do Prefeito Dimas, na Av. José de Brito, para pedir segurança aos servidores públicos.

 Em entrevista ao AN, Ailson Jorge, irmão do agente falou sobre o sofrimento da família e pediu Justiça. â??Todo dia a gente lembra. A minha mãe está passando por um momento que nunca vi. Chora  e a gente está com medo até dela entrar em depressão.( ...) A saudade é muito grande...a gente quer Justiça.  (...) A gente não quer que isso fique em vão. Declarou.

 O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Araguaína (Sisepar), Carlos Guimarães Valares, disse que após a morte de Agenison os agentes estão com medo e apreensivos.  Ele cobrou resposta das autoridades sobre o acontecido.

-Que seja feito Justiça a respeito da morte do nosso colega, que foi cruelmente assassinado. E que haja Justiça e que a próprio poder público tome alguma decisão e faça alguma coisa em prol dos demais, não só dos agentes, mas os demais servidores.

Sobre o crime

O agente de trânsito foi empossado na AMTT em dezembro de 2015. Agenilson foi assassinado na sexta-feira, 27 de maio, enquanto trabalhava na Av. 1º de Janeiro, no centro de Araguaína. Ele estava com dois colegas de trabalho, quando foi surpreendido por um homem que chegou numa morto e atirou contra ele, atingindo a região do abdômen. O agente foi socorrido ainda com vida e levado ao HRA, mas faleceu pouco tempo depois.

Agenison foi sepultado em sua cidade natalâ?? Formosa da Serra Negra, no estado do Maranhão. Três dias depois da morte (30/05) agentes de trânsito de Araguaína e de 13 Estados realizaram manifestações em homenagem ao colega de trabalho. Os servidores também pediram mais proteção, como uso de colete balístico.

O principal suspeito, Ilário Reis Martins da Silva, 48 anos, se entregou na Delegacia no dia 1º de junho, mas nega ter cometido o crime. Ilário compareceu na delegacia na companhia de advogados, mas como já havia um mandado de prisão em desfavor dele, ficou preso.