Fernando Almeida/Araguaína Notícias

O prefeito de Goiatins Vinicius Donnover Gomes (PSD), que se encontra preso no presídio Barra da Grota, enviou à Câmara Municipal pedido de licença do cargo por 30 dias. Ele e servidores do alto escalão da prefeitura da cidade foram pelo pela PF no último dia 27. A suspeita é de integrarem a uma organização criminosa que desviou R$ 10 milhões, aproximados.

Requerimento

Nesta segunda-feira (08) Vínicus encaminhou o pedido ao presidente da Câmara Goiatins, vereador José Américo Aquino de Sousa.  No Requerimento, ele solicita licença do cargo pelo prazo de 30 dias, por interesse particular.  E reitera protestos de elevada estima e consideração aos vereadores.

De imediato, o presidente da Casa de Leis convocou uma Sessão Extraordinária para apreciar o pedido do gestor preso. A votação está marcada para às 15h00 desta quinta-feira (11) no Plenário da Câmara de Goiatins.  

Substituição 

Seis dias após o prefeito deixar o gabinete e ir para a prisão, o cargo foi ocupado pelo vice Manoel Natalino Pereira Soares (PP), por determinação Judicial.  Atualmente, Vínicus e servidores do alto escalão da prefeitura se  encontram presos no presídio Barra da Grota, em Araguaína.

Esquema fraudulento

No último dia 27 a Policia Federal desarticulou uma organização criminosa que atuava na prefeitura de Goiatins e já teria desviado R$ 10 milhões.  De acordo a PF, a fraude consistia na falsificação de contracheques de servidores fantasmas para contrair empréstimo consignado. E as parcelas eram pagas às instituiçoes financeiras com recursos do Fundeb.

O esquema fraudulento, segundo a PF, se instalou dentro da prefeitura desde o inicio da gestão de Vínicus.  A Polícia Federal também apreendeu documentos públicos que estavam guardados na casa do preito.

Prisões

Ao todo, a PF prendeu 13 pessoas, sendo 11 funcionários públicos.  Entre eles, estão o secretario de finanças, secretario de saúde, recursos humanos, o ex-secretário de controle interno, contadores e pregoeiros da prefeitura de Goiatins. Quatro já foram liberados.  

AN entrou em contato com a defesa do prefeito,mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.