Com o objetivo de intensificar a captação de vagas junto às empresas com a finalidade de aumentar as oportunidades de emprego no Tocantins, o Governo do Estado iniciou nesta última terça-feira, 16, um mutirão para captação de vagas que de imediato são anunciadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Tocantins órgão gerido pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas).

Durante dois dias de mutirão, foram visitadas 60 empresas e captadas 20 vagas de emprego, sendo que essas já estão cadastradas no sistema e disponíveis aos trabalhadores no Sine de Palmas, afirmou o gerente de Qualificação e Capacitação Profissional do Sine/TO, Kleber Wessel, que acompanha as equipes do mutirão nas visitas às empresas na capital.  O objetivo dessa força tarefa é aumentar o número de vagas de emprego ofertadas aos trabalhadores tocantinenses.

Ao longo de duas semanas, equipes do Sine visitarão mil empresas para apresentar o serviço, que é gratuito para empregadores e trabalhadores. De acordo com a secretária da Setas, Patrícia do Amaral, nesse momento de crise  a captação in loco do Sine/TO favorece a agilidade na inserção de pessoas no mercado de trabalho. "O Sine tem como meta aproximar o empregador do trabalhador, oportunizar vagas e possibilitar contratação de profissionais qualificados. E a nossa missão é ser a ponte entre o empregador e empregado, empresa e trabalhador, diminuindo assim o índice de desemprego e proporcionando a inclusão do trabalhador no mercado de trabalho", ressalta Patrícia.

A ação agradou o gerente da empresa Magazine Liliane de Palmas, João Pedro Marcos de Souza. "Somos parceiros do Sine/TO de longa data, não só conhecemos como já utilizamos os serviços ofertados pelo Sistema. É importante este trabalho de aproximação com o comerciante, em breve abriremos vagas e sem dúvidas vamos utilizar o cadastro do Sine", disse.

CADASTRO  

Para participar do balcão de emprego do Sine/TO o trabalhador deve ir até em uma das unidades do Sine/TO e fazer o cadastro munido dos seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho, cartão do PIS e comprovante de residência.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O cadastro é feito de forma rápida e gratuita, as oportunidades são geradas diariamente e as convocações respeitam o perfil profissional de cada trabalhador. As vagas são disponíveis no portal www.maisemprego.to.gov.br e no site da Setas: www.setas.to.gov.br  e nas redes sociais e imprensa.