Reforçando as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno (1º a 7 de agosto), Hospital Municipal de Araguaína - HMA promoveu para os pacientes da sala de espera uma palestra educativa sobre a importância da amamentação com a nutricionista coordenadora do  Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dom Orione, Luiza Pereira Theodoro.

A palestrante explicou às mães presentes a importância da amamentação nos seis primeiros meses de vida da criança. Por conter vitaminas indispensáveis para o crescimento e proteção contra doenças, o leite materno deve ser o único alimento ingerido pelo recém-nascido no primeiro meio ano de vida. "Algumas mães por desconhecimento acabam dando para as crianças outros alimentos como massa de mandioca, chá, até mesmo leite de vaca. Por isso a intenção da palestra é conscientizar as mães de que esse tipo de alimento faz mal para o bebê", destacou a nutricionista.

Dona de casa e mãe de dois filhos, Osmarina dos Anjos aprendeu bastante com as informações compartilhadas. "A explicação foi muito boa. A gente acaba aprendendo sobre o que é mais saudável e indispensável para os filhos de colo. São instruções que levarei para a vida toda e que repassarei para minhas vizinhas".

O Banco de Leite Materno do Hospital Dom Orione recebe doações de mães que produzem além do consumo da criança, mesmo que a doação seja em pequenas quantidades. As mães que decidem ser doadoras recebem do hospital um kit com touca, frasco de vidro e máscara protetora. O Banco de Leite mantém parceria com o Corpo de Bombeiros, que vai até a casa da mãe para recolher o leite.

A intenção do Núcleo de Educação Permanente do HMA foi mais uma vez levar informações úteis que ajudem na criação de hábitos saudáveis de vida. "Tem muitas pacientes na sala de espera que vieram fazer a ultrassonografia obstétrica e aproveitamos a oportunidade para conscientizá-las da importância da amamentação e incentivá-las sobre a necessidade que o banco de leite tem em receber doações. Às vezes as mães não doam por desconhecimento", explicou a coordenadora do NEP, Samantha Vitorino Coelho.