Educadora da rede estadual de ensino em São Salvador, localizada a aproximadamente 370 km de Palmas, conquista a atenção dos alunos com muita criatividade. A professora de Biologia da Escola Estadual Porto do Rio Maranhão, Helen Fernanda Soares de Lima, ministra o conteúdo sobre células e organelas por meio de uma dinâmica que une teoria e prática.

Em suas aulas, Helen Fernanda solicita que cada um dos 19 alunos da 1ª série do ensino médio demonstre, na prática, a composição das células utilizando-se de materiais do cotidiano. Por meio dessa metodologia, os estudantes têm a oportunidade de observar de maneira clara e lúdica a maneira como as células animais e vegetais são formadas.

Na aula sobre célula animal, os alunos utilizaram materiais como gelatina sem sabor, gel de cabelo, massinha de modelar, bola de isopor e tinta (para fazer o núcleo). Esses materiais foram misturados em uma tigela de maneira que reproduzisse a estrutura celular com todos os seus elementos.

Já para representar as células vegetais, a turma analisou a estrutura de frutas, além de fazer um modelo com massa para bolo. Para a professora, a iniciativa tem como objetivo atrair a atenção dos alunos e, desta forma, melhorar a aprendizagem da turma. "Como o conteúdo é difícil, utilizei-me da prática para que os alunos assimilassem o conteúdo. Tivemos um bom resultado, pois a participação dos alunos contribuiu para o aprendizado", pontuou.

O aluno Túlio Ramalho Montalvão ressaltou que o método diferente de ensino facilitou sua compreensão sobre o conteúdo ministrado. "Foi possível compreender a composição da célula em uma aula dinâmica, o que facilitou a nossa aprendizagem", destacou.

Lorena Santos Cruz também é aluna da turma da professora Helen Fernanda. A estudante aprovou o jeito diferenciado de abordar uma disciplina complicada como a Biologia. "A aula foi diferente e dinâmica, estimulou nossa curiosidade sobre biologia, e facilitou nosso aprendizado sobre a célula", completou.