Nesta sexta (19) e sábado (20), o Câmpus da Universidade Federal do Tocantins em Palmas sedia a etapa estadual da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição reunirá 15 equipes de estudantes das cidades de Almas, Dianópolis, Araguaína, Palmas e Gurupi, e terá dois níveis de disputa na modalidade prática, com início nesta sexta-feira, a partir das 18h, no Anfiteatro (Bloco D).

De acordo com informações do professor Tanilson Dias dos Santos, da coordenação estadual do evento, a Olimpíada é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Sociedade Brasileira de Automática (SBA), com apoio governamental por meio dos ministérios da Ciência e Tecnologia e o da Educação. Pode participar da Olimpíada qualquer aluno de escola pública ou privada dos ensinos fundamental, médio ou técnico que complete 19 anos ou mais no ano da competição. Os classificados nesta etapa estadual representarão o Tocantins na etapa nacional, prevista para os dias 9 a 12 de outubro deste ano, em Recife (PE).

Voluntariado - A Olimpíada dispõe de um programa de voluntariado com certificação de menção e participação no evento. Interessados podem trabalhar nas áreas de secretariado, juiz de arena, apoio operacional ou staff de modo geral. O único requisito é ter idade mínima de 20 anos. Informações sobre o voluntariado podem ser obtidas na página eletrônica da Olimpíada (http://www.obr.org.br/?page_id=1780). Informações sobre inscrições para participar como voluntário podem ser obtidas com o envio de email para o professor Tanilson (email:tanilson.dias@uft.edu.br).

Na sexta-feira o evento ocorre das 18h às 22h e no sábado (20) será das 7h às 22h. Confira abaixo o vídeo institucional do evento.