As equipes técnicas da Supervisão de Fauna e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) acompanharam a soltura de animais silvestres em locais estratégicos, no Estado. Entre os onze animais reintegrados há natureza, três eram os primeiros acolhidos e reabilitados em uma das fazendas de propriedade do Frigorífico Piracema, empresa que possui cooperação técnica ambiental com o Instituto, localizada a 300 km da Capital.

De acordo com informações da veterinária e supervisora de Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, entre as espécies do grupo devolvidos a natureza nesta operação, haviam 4 saguis do tufo preto de nome científico (Callithrix penicillata), 1 tucano (Ramphastos toco), 1 carcará (Caracara plancus) e 2 araras vermelhas (Ara macao), além de 1 casal de cachorros do mato (Cerdocyon thous) e 1 tamanduá bandeira fêmea (Myrmecophaga tridactyla).

Cada animal resgatado ou entregue ao Naturatins recebe os primeiros cuidados da equipe e posteriormente é encaminhado para uma das unidades de reabilitação, que possua condições de oferecer o acolhimento adequado, quando a espécie apresenta alguma necessidade de reabilitação.

Reabilitados no Cetas Todos trazem consigo uma história, que orienta os cuidados aplicados, os prazos de permanência e por suas características o tipo de soltura. "No grupo de saguis, havia indivíduos que estava há um ano no Cetas. Uma fêmea que levou uma pedrada de um garoto e ficou muito machucada. Levou um tempão para se recuperar.

No caso dos saguis são animais de grupo e devem ser soltos em grupo. Demorou até conseguirmos juntar outros e formar o grupo. Cada um chegou de um lugar e um motivo diferente, mas todos são de vida livre. Nenhum estava domesticado", conta a veterinária do Naturatins. A policial Militar Ambiental e administradora do Cetas, Caroline Duks, fala de outras espécies. "O tucano era muito bravo. Estava voando e saudável, por isso passou um período rápido no Cetas.

O carcará por sua vez, chegou bem filhotinho, cresceu saudável, com alimentos e suplementação no Cetas. É muito querido por todos. Ele um voo lindo, bem alto e vai ter um lugar incrível prá morar", relatou. Grasiela Pacheco, então complementou esclarecendo que as duas araras vão ficar no recinto de aclimatação e como se aproxima a época de reprodução, um tronco de buriti foi colocado à cima, para estimular a possível postura. As araras chegaram através de uma ação de recolhimento do Ibama.

Reabilitados na Fazenda

Na ocasião a equipe realizou a soltura de outros animais que estavam nos recintos pré-soltura na Fazenda Piracema. Um casal de cachorros do mato (Cerdocyon thous) e um tamanduá bandeira fêmea (Myrmecophaga tridactyla).

A supervisora de Fauna do Instituto contou que o casal de cachorros chegaou bebês, vieram do cantão, vítimas de queimada. "Provavelmente os outros irmãos morreram queimados. Apresentavam queimaduras, desnutrição e o macho tinha pneumonia.

Foi uma luta a recuperação deles, mas o resultado foi positivo e eles passaram algum tempo na fazenda se habituando ao seu novo lar. Que possui água em abundância e comida, pois, trata-se de um local preservado escolhido a dedo para a construção dos recintos pré-soltura", enfatizou Grasiela. Então a administradora do Cetas complementou esclarecendo. "A importância de realizar a soltura branda é que o animal não tem stress na hora de ganhar a liberdade.

Ele pode ir e vir quantas vezes quiser. O alimento estará ali, durante um período que varia conforme a espécie, como um reforço positivo e assim, ganha confiança para começar novo ciclo na sua vida, após muito esforço para se recuperar e aprender a ser bicho feliz novamente", explicou Caroline. A fêmea da espécie tamanduá foi resgata em Miracema pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e chegou com 4 fraturas importantes na região do quadril e fêmur.

Após muitos meses de extrema dedicação e carinho da equipe do Cetas conseguiu ficar em pé e andar novamente. Sua alimentação diária era algo entorno de 30 ovos, com suplementação, divididos em duas refeições, que ela aguardava ansiosa.

Cooperada

O Frigorífico Piracema é uma empresa que possui cooperação técnica com o Naturatins, que autoriza o acolhimento de algumas espécies para reabilitação e posterior soltura na natureza.  Fundado em 2008, sua sede localiza-se no estado do Tocantins, na cidade de Almas, a 300km da capital Palmas, onde é desenvolvido o Projeto Piracema, de criação e processamento de espécies de peixes nativos brasileiros.