De forma lúdica, alegre e rápida, a equipe de profissionais do Centro de Controle de Zoonoses de Araguaína (CCZ) inovou na forma de passar informação sobre a importância da prevenção contra o calazar. Os profissionais que atuam estrearam no fim da tarde desta sexta-feira, 19, no Parque Cimba, o grupo teatral "CCZ em Ação". Essa é mais uma forma moderna e planejada da gestão do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), candidato a reeleição pela Coligação Araguaína Sem Parar.

Quem estava fazendo uma caminhada ou apenas passeando no Parque Cimba teve uma surpresa ao deparar com a encenação da peça, como foi o caso do estudante Theo Sousa de Carvalho, que tem uma cadela chamada de Pity.

O estudante sabe da importância de cuidar da saúde do seu animal de estimação e foi um dos que assistiram à estreia do espetáculo. "Achei bom para ensinar para as pessoas a não deixar o lixo no seu quintal, porque pode provocar calazar", disse.

Outro que também aproveitou foi Antônio Marcos de Moura. "A informação é sempre bem vinda, ainda mais dessa forma, interagindo com as crianças. Essa informação com certeza vai ser repassada para outras pessoas, nas suas casas, porque cada uma delas aqui é uma família que poderá estar recebendo informações e retransmitindo para os seus vizinhos e comunidade", comentou.

A coordenadora de Leishmanioses do CCZ, Ketren Carvalho, comentou sobre a iniciativa de fazer uma peça teatral que abordasse sobre o calazar. "É uma forma de abordar um assunto tão sério de uma forma mais descontraída, de uma linguagem mais simples e bem mais atrativa. Porque a gente precisa levar essa informação até a comunidade e precisa que eles se sintam envolvidos, participantes nesta ação contra o calazar. São medidas que a gente precisa levar até o público, então é uma forma mais rápida, divertida, simples e fazer com que todo mundo participe", explicou Ketren.

A equipe

Na peça "Calazar - Diga Não", o grupo dá dicas para que a população fique atenta, principalmente com a limpeza periódica dos quintais, retirada da matéria orgânica em decomposição (restos de folhas, frutos, fezes de animais e outros entulhos que favoreçam a umidade do solo, locais onde os mosquitos palha, transmissor da doença, se desenvolvem). E ainda fala sobre os animais de estimação e do risco de ter um cachorro infectado na residência.

Posteriormente, o grupo irá fazer apresentações programadas nas escolas de Araguaína, alertando também sobre a prevenção contra a dengue.