Assim como mais 500 outras no Brasil, a UPA do setor Vila Norte, em Araguaína, faz parte da estatística nacional de unidades que estão prontas, sem funcionar e que foram destaque em matéria veiculada no programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, desta sexta-feira, 19.

A matéria cita que o ministro da Saúde, Ricardo Barros, reconheceu que o governo acabou autorizando a construção de um número de UPA?s bem maior do que o previsto inicialmente. Ainda de acordo com a matéria, tanto o Governo Federal quanto os estados e municípios têm dificuldade de bancar as UPA?s.

"Nós poderemos fazer com que essas estruturas prontas, os prédios de UPA?s, possam funcionar com uma exigência menor de pessoal, de turnos, e prestarem algum serviço à sociedade", explicou o ministro.

O Tribunal de Contas da União disse que cabe ao Ministério da Saúde mudar as regras para o funcionamento das UPA?s. A UPA de Araguaína está sem funcionar desde 2012. Desde 2013, quando a atual gestão assumiu, já realizou diversas reuniões com técnicos do Ministério da Saúde para alterar a funcionalidade da unidade. O objetivo é abrir com outros serviços em saúde, mas aguarda autorização por parte do Ministério com a liberação de recursos.

Link da matéria: http://twixar.me/ydQ