A candidata a prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco (PP), se reuniu na noite deste sábado, 20, em sua residência, com profissionais da educação do município. Com a presença do seu vice, Nahim Halum (PRB), a ex-prefeita destacou suas propostas para a área e reforçou o compromisso como gestora de voltar a valorizar todos os professores, administrativos e servidores em geral da educação de Araguaína.

"Vamos cuidar dos nossos professores, atualizando e melhorando o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR). Também é uma proposta nossa instituir o PCCR dos administrativos, incluídos ai os servidores dos serviços gerais, merendeiras, guardas, assistentes administrativos, auxiliares de professores entre outros", destacou.

Para a merendeira Luciana Soares de França, a instituição de um Plano de Carreiras será uma conquista para todos os administrativos da educação. De acordo com ela, esse direito ajudará de forma significativa muitas mães e pais de famílias que se dedicam há muito tempo no serviço público municipal.

"Pra gente e muito interessante a instituição do PCCR dos administrativos, pois estamos lutando por ele já muito tempo, então isso não é uma luta só minha, mas de toda uma classe. Com a Valderez nós conseguimos a garantia de que isso sairá do papel", disse.

Professores valorizados

A professora municipal, Iracelia Nascimento Barros, avaliou de forma positiva as propostas de Valderez para a educação municipal. Para ela, na gestão da ex-prefeita, os professores foram muito mais valorizados e receberam uma das maiores valorizações salariais, com um PCCR que se tornou referência no âmbito nacional.

"Coisa que hoje não estamos sendo, pois acabaram com nosso Plano de Carreira. Eu, por exemplo, terminei meu curso superior, minha pós-graduação e não progredi. Estamos apostando na Valderez para que ela volte a valorizar todos nós professores da rede municipal", completou Iracelia.

A candidata reforçou ainda a todos os presentes, que debaterá e escolherá junto com os servidores da pasta, o gestor que ficará à frente da Secretaria da Educação.

Creche em tempo integral

Além do projeto de benefício para os docentes, Valderez também apresentou propostas que beneficiarão as mães e pais de alunos da rede municipal. "Um dos nossos principais objetivos quando tomar posse é o restabelecer o tempo integral nas creches municipais", garantiu.

Atualmente, muitos pais de crianças da rede estão desamparados quanto à educação infantil. Algumas mães inclusive tiveram que deixar trabalhos para cuidar de seus filhos em casa. "Uma amiga minha deixou de trabalhar porque não tinha com quem deixar sua filhinha. Gerou despesa na casa dela", disse uma das professoras.

Reuniões futuras

Essa foi a primeira reunião com profissionais da rede municipal. Valderez explicou que nos próximos dias se reunirá novamente com professores e administrativos (auxiliares de serviços gerais, merendeiras, vigias, assistentes administrativos, auxiliares de professor entre outros), para levar suas propostas para a educação. Na ocasião, estava presente a candidata à reeleição, vereadora Silvinia do Sintet.