Os pacientes infantis e acompanhantes do Hospital Municipal de Araguaína ? HMA já contam com um novo espaço totalmente remodelado e humanizado para internação. A enfermaria 8 da unidade foi reformada e entregue à comunidade no último dia 19, na presença do secretário de Saúde do município, Jean Coutinho, do superintendente do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar ? IBGH, Bruno Figueiredo, da diretora geral do HMA, Jane Guimarães, e demais colaboradores.

O secretário lembrou que obras deste tipo precisam acontecer de forma minuciosa e mais lenta para não incomodar os demais pacientes em tratamento e não atrapalhar a rotina do hospital. "O IBGH está entregando ao município uma obra muito bem feita. A pintura lúdica, os berços, as cadeiras para os acompanhantes trazem conforto para a população. Isto aqui é o padrão que a gente espera. A gente quer entregar à população o melhor possível, mesmo com as dificuldades de repasse".

Humanização

O grande diferencial da nova enfermaria é criação de um ambiente mais agradável para as crianças. Uma das paredes foi pintada com desenhos de animais da floresta, uma forma de quebrar a frieza dos ambientes hospitalares. "Nosso foco é criar um espaço melhor para os pacientes. Este espírito de humanização é que a gente quer trazer aqui pra dentro do hospital", enfatizou Bruno Figueiredo. "É muito gratificante para gente entregar essa enfermaria. Há as dificuldades, mas estamos tentando superar isso sempre em prol da população", completou.

Estrutura

A enfermaria recebeu uma nova estrutura elétrica (tomadas, lâmpadas, fiações) e hidráulica (torneiras, chuveiros e duchas higiênicas), além da pintura nas paredes. Portas, luminárias, vaso sanitário e pisos foram todos trocados, os cinco berços (leitos) foram reformados, além da aquisição de cinco novas poltronas reclináveis para os acompanhantes e duas pias (dentro de fora do banheiro).

A diretora Jane Guimarães reforçou que a reforma seguiu criteriosamente todas as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "O próximo passo é estender o mesmo padrão desta enfermaria para todas as outras do hospital. A gente percebe a diferença que este espaço tem no tratamento e conforto dos pacientes".