Cansados de esperar pelo poder público, dezenas de moradores do bairro JK aproveitaram este domingo (21) para limpar um dos trechos mais poluídos do Rio Lontra em Araguaína. Cerca de 90 pessoas arregaçaram as mangas e recolheram cerca de 800 sacos de lixo.

Os voluntários seguiram pelas margens e também em 20 canoas que facilitaram a retirada dos materiais em áreas de difícil acesso. Eles recolheram lixo do trecho compreendido entre a Ponte do Bairro JK até o Setor Barra da Grota.

Segundo a organização, entre os objetos encontrados estão garrafas pet e de vidro, pneus, fraudas, sacos plásticos e até monitor de computador. Todo o material foi colocado em 800 sacos plásticos de 140 litros e encaminhado para o aterro sanitário da cidade num caminhão e em dois containers.

A iniciativa partiu da Associação dos Guardiões do Rio Lontra (AGRL), que mobilizou empresas e lideranças políticas para conseguir patrocínio e colaboradores. A ação faz parte do projeto "Salve o Rio Lontra de inicitiva popular.

Vivian Nunes, que participou da limpeza, contou que os moradores estão "cansados do descaso do poder público. Agora vamos sempre fazer isso e continuar lutando para que a Odebrecht e demais empresas tirem seus esgotos do Rio Lontra".

Na página "Salve o Rio Lontra", a associação denunciou esgoto sendo jogado no rio e agradeceu a todos os colaboradores que participaram da limpeza.

moradores fazem limpeza do rio lontra 21 08 16 n moradores fazem limpeza do rio lontra 21 08 16 e
moradores fazem limpeza do rio lontra 21 08 16 f moradores fazem limpeza do rio lontra 21 08 16 hjpg

caminhao limpeza rio lontra