A equipe da Escola SESI de Araguaína levou a melhor e foi campeã na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) realizada no último sábado, 20/08, na Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas. Os alunos da escola do SESI em Gurupi também participaram da competição levando para o sul do estado a medalha Projeto Inovação. Os vencedores irão representar o Tocantins na fase nacional que será realizada em Recife (PE) de 9 a 12 de outubro.

 "Ficamos felizes com a classificação da equipe do SESI Araguaína e felizes também com o reconhecimento de Projeto Inovador da Equipe do SESI Gurupi", disse o supervisor de Educação do SESI, Marcel Lara, explicando que esta conquista representa a consolidação de um trabalho realizado ao longo de todo o ano letivo no qual o desenvolvimento e empenho dos alunos e professores são colocados a prova no evento.

 Acompanhando de perto a competição, o supervisor conta ainda que a emoção dos alunos foi grande e que perdurou toda a noite, pois a vitória veio depois de muito sofrimento. "Apenas na última rodada, com diferença de 105 pontos atrás do líder, os alunos buscaram o resultado e fecharam o último percurso com 215 pontos. A alegria estava estampada no rosto deles inclusive do professor", conta Marcel.

 A competição consistia em fazer com que o robô construído pelas equipes percorresse um caminho demarcado, onde seriam encontrados obstáculos como rampas e curvas. Também participaram equipes de escolas de Araguaína, Dianópolis, Gurupi e Palmas. Em 2014, a Escola SESI de Araguaína também foi campeã na fase estadual da Olimpíada, representando o Tocantins na OBR etapa nacional em São Carlos (SP).

 Colocação

 Nível 1 (Ensino Fundamental)

1º GuaráBots (Almas) 100 pontos 2º Guarabots.dno (Dianópolis) 70 pontos

3º R09CSC (Araguaína) 25 pontos

 Nível 2 (Ensino Médio e Técnico)

1º Escola SESI (Araguaína) 375 pontos

2º GuaraBots.Ultron (Dianópolis) 265 pontos

3º GuaraBots.mrboruto (Dianópolis) 265 pontos

 Honra ao mérito

Melhor estreante: GuaraBots.ultorn

Melhor Escola Pública: Projeto IFTO Dianópolis

Melhor Escola Privada: Santa Cruz

Robustez: Genesis

Inovação: Golden Robots (SESI Gurupi)

Dedicação: GuaraBots.dno

Programação: GuaraBots.wheelie