Nas Eleições municipais de 2016 o Tocantins registra uma curiosidade, na Região Centro-Norte, em Itapiratins, a 270 km da Capital Palmas, foi registrado apenas um único candidato a prefeito. Márcio Pinheiro Rodrigues (PSD) é o atual prefeito e concorre sozinho à vaga do Executivo, ele tem 42 anos e provavelmente passará pela eleição mais tranquila de sua vida política. O candidato tem como vice Sandro Rodrigues (PSDB) e representa a coligação "Unidos por Itapiratins Cada Vez Melhor" (PSD, PSDB, PR, PT, DEM e PV).

O município possui 3.129 eleitores e integra a 33ª Zona Eleitoral de Itacajá, que tem como juiz eleitoral Marcelo Eliseu Rostirolla. Para continuar no cargo de prefeito o candidato único precisará apenas de 1 voto, conforme o Código Eleitoral, é necessário ter 50% mais um de todos os votos válidos, excluídos os brancos e nulos.

A concorrência para vereadores no município também não está apertada, apenas 15 candidatos disputam uma das nove vagas da Câmara Municipal. "O que observamos não só em Itaguatins, mas em toda 33ª ZE, com sede em Itacajá, é que teremos um Pleito Eleitoral tranquilo, até o momento não foi ajuizada nenhuma representação no cartório. O juiz Eleitoral e o promotor eleitoral não estão medindo esforços para orientar a todos sobre as inovações na legislação, além disso, cartório mantém seus canais de comunicação abertos para que todos tirem suas dúvidas", explicou o servidor Ateon Alves de Siqueira.

A Justiça Eleitoral ressalta que, sozinho ou não na disputa, o candidato precisa ficar atento à legislação eleitoral, observar as mudanças na propaganda eleitoral, limite de gastos, os prazos para a prestação de contas, dentre outras normas. Itapiratins é o único município do Estado do Tocantins com o registro de apenas um candidato.

Eleições Itapiratins

Limite de gastos

- Prefeito: R$108.039,06

- Vereador: R$10.803,91