Primeiro município tocantinense de parada dos competidores da 24ª edição do Rally Internacional dos Sertões, Mateiros vivência nesta semana um intenso fluxo de visitantes, impactando positivamente na economia da cidade. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Turismo, Ana Claudia Pereira Batista, todos os estabelecimentos comerciais estão sendo favorecidos com a competição.

"Os hotéis e pousadas estão lotados e muitas casas estão alugadas para atender as equipes. Os restaurantes e o comércio em geral estão cheios. É visível a movimentação financeira nestes dias", comemorou. Além do Rally, o feriado prolongado no Tocantins favorece o aumento no fluxo turístico da cidade, que abriga a maior parte dos atrativos turísticos do Jalapao, entre eles, a Cachoeira da Velha, a Cachoeira do Formiga, a Comunidade Quilombola Mumbuca, fervedouros e as Dunas.

Os primeiros pilotos competidores começaram a chegar a Mateiros no início da tarde desta quinta-feira, 8. Na cidade, eles descansarão para retomar a prova no início da manhã desta sexta-feira, 9, com destino a Ponte Alta do Tocantins.

O aumento no fluxo de pessoas alterou a rotina local. João Matos de Melo Barreto, proprietário de um posto de combustíveis explica que para atender à demanda, precisou contratar mais pessoas e priorizar o atendimento aos competidores. "Ontem eu fechei o posto e hoje estou abastecendo exclusivamente o rally, justamente para não deixá-los na mão, não ter a falta do produto, porque é um compromisso muito sério que a gente tem perante eles. Alteramos o quadro de funcionários, contratamos mais gente para poder atender. Foi preciso alterar a estrutura", relatou.

A secretaria municipal Ana Claudia conta que muitos moradores da cidade aproveitaram a oportunidade para empreender, especialmente no setor de alimentação, com a venda ambulante de produtos.

Rally

A largada da 24ª edição do Rally Internacional dos Sertões aconteceu no último dia 3, em Goiânia. No Tocantins, além de Mateiros, estão na rota as cidades de Ponte Alta do Tocantins e Palmas. A caravana é composta por 143 máquinas, entre carros, motos, quadriciclos e UTVs. Ao todo, serão percorridos até sábado, 10, um total de 3.143 km, dos quais 2.341 serão cronometrados. Além de Goiás e Tocantins, nesta edição a competição passou pelo estado da Bahia.