Uma gravação que vazou no último dia 5 revela negociações políticas para escolha de candidatos a prefeito de Araguaína. No áudio, o deputado federal César Halum (PRB) afirma querer derrubar Ronaldo Dimas (PR), admite ter se ?prostituído? para apoiar Valderez (PP) e busca fortalecer o grupo da ex-prefeita. A gravação gerou grande repercussão pelas redes sociais e grupos de WhatsApp.

Ao AN o parlamentar disse que o trecho do diálogo trata-se de uma ?brincadeira?, que foi mal interpretada e está "totalmente fora do contexto" da conversa.

Contexto da conversa

A gravação ocorreu às vésperas das convenções, realizadas em 5 de agosto, e vazou um mês depois.  Na época, César emplacava seu irmão Naim Halum (ex-secretário de Dimas) como vice de Valderez.  Na conversa, o parlamentar busca convencer um dissidente da ex-prefeita (que atua em outra campanha de prefeito em Araguaína) a regressar para fortalecer o grupo político de Valderez.

O áudio, editado sem a voz e identificação do interlocutor, inicia com trecho da fala de Halum sobre o objetivo da articulação. "Na verdade, todos nós queremos derrubar o Dimas pelo o que ele fez com todos nós, políticos. Acha que é superior a todo mundo, ele está com a estrutura na mão, para nós derrubar ele temos de estar junto," afirma o deputado.

Na sequência da gravação, César insiste na articulação por apoio, diz que é preciso esquecer os "resquícios" e admite já ter se "prostituído" politicamente.  "Eu sei que tem algum probleminha, você pode ficar com um resquício com a Valderez. Eu mesmo fiquei foi muitos anos sem conversar. Até eu me prostituí. Então eu tenho direito de chamar os outros a se prostituir comigo," diz o parlamentar.  Ele complementa. "Ficando juntos, você me fortalece. Se não tiver muita gente comigo, às vezes ele me dá rasteira também (risos)".

Versão de César

Ao AN o deputado federal César Halum falou sobre o teor da gravação,  criticou a  "disfarça" da pessoa de publicar a gravação editada sem a ?honradez? de se identificar. "Um áudio totalmente fora do contexto. Me mandaram e eu ouvi aqui, até um sorriso meu tem quando eu falo. Percebeu isso?"

Halum ressaltou que o povo do Tocantins e de Araguaína conhece ele, um político sério e  Ficha Limpa.  Explicou que muitos o conhecem como um homem bem humorado e sabe que sempre nas colocações faz uso de brincadeiras. "Se essa [brincadeira] foi mal interpretada, peço desculpas."

Por fim, o deputado explica o que segundo ele é o contexto da conversa. "Eu falava para um ex-assessor de Valderez e Lázaro, que estava com outro candidato, para ele voltar a ficar junto conosco. Pelo fato de que eu tinha divergências com Valderez, mas que por uma Araguaína melhor, havia me reconciliado, fiz a brincadeira com ele," concluiu, sem revelar o interlocutor da conversa.

Procurada pela reportagem, a deputada e candidata a prefeita de Araguaína Valderez Castelo Branco Martins (PP) preferiu não se manifestar sobre o assunto.

Ouça o áudio

[audio mp3="http://araguainanoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Audio-César-Halum.mp3"][/audio]