Vereador José Américo não conseguiu ler caput do artigo mais famoso da Constituição Federal, o Artigo 5º

O presidente da Câmara Municipal de Goiatins, vereador José Américo Aquino de Sousa (PSD),  teve o registro de candidatura indeferido por ser analfabeto.  A decisão foi proferida pelo Juiz Eleitoral Luatom Bezerra Adelino de Lima.

De acordo com a sentença, a declaração de escolaridade enviada à Justiça pelo candidato a reeleição não conseguiu demonstrar que ele era alfabetizado. Diante disso, foi exigido que José Américo realizasse um teste de leitura e escrita.

A avaliação a qual José Américo foi submetido consistia em ler e escrever a seguinte frase, perante a Justiça Eleitoral. "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade."

Entretanto, o presidente da Câmara e candidato a reeleição foi reprovado no teste. "O candidato não conseguiu ler nem escrever a frase acima citado(...) limitando-se somente a copiar algumas letras e assinar seu nome."

Por este motivo, a Justiça Eleitoral indeferiu o registro de candidatura de José Américo e impediu que ele concorresse a cargo de vereador.