Desde dezembro de 2015, as unidades básicas de saúde de Araguaína vêm sofrendo constantes ataques de criminosos, causando medo tanto aos usuários do Sistema Único Saúde (SUS) quanto para os servidores públicos municipais. Diante destes atos criminosos, a pedido do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), candidato a reeleição pela Coligação Araguaína Sem Parar, o secretário municipal de Saúde, Jean Luís Coutinho, enviou dois ofícios no início de setembro, solicitando reforço policial nas imediações das unidades de saúde. Os ofícios foram encaminhados para a comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), Tenente Coronel Patrícia Murussi Leite, e para o comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Glauber de Oliveira Santos. Até o momento, não houve nenhuma resposta nem do Comando Geral, nem do comando do 2º BPM. Solicitações No ofício, o secretário destaca a preocupação em relação aos fatos ocorridos nas UBS. "Ao cumprimentá-lo cordialmente, vimos manifestar a V. Sª, nossa extrema preocupação em relação aos inúmeros problemas que os nossos servidores e usuários vêm sofrendo em várias unidades de saúde do Município de Araguaína no que diz respeito à falta de segurança, vítimas das mais diferentes formas de violência, principalmente no que se refere a assaltos, furtos e roubos", inicia o secretário no documento. Ainda de acordo com o secretário, "várias unidades de saúde estão sendo alvo da insegurança, conforme extratos de ocorrência em anexo, e pudemos verificar, o aumento contínuo de diversos casos de roubo e furto". Coutinho ainda explica o horário de maior incidência dos crimes. "Nos presentes casos, a maior incidência de assaltos acorre nos horários de entrada, almoço e saída dos servidores, motivo pelo qual vimos solicitar o maior empenho de Vossa Senhoria, no sentido de destacar viaturas policiais para que transitem com maior frequência nas proximidades das unidades de saúde, a fim de evitar que maiores danos futuros possam vir a ocorrer", solicitou o secretário. Coutinho ainda cita que a sede da secretaria também tem sido alvos de criminosos. "Além das unidades de saúde, faz-se também necessário, o reforço da segurança na sede da Secretaria Municipal de Saúde, que sofre igualmente as mesmas agressões, causando apreensão e medo aos nossos servidores e usuários."

Crimes O primeiro assalto ocorreu na UBS do Setor Couto em dezembro de 2015. Em 2016, já foram sete assaltos nas unidades dos setores JK, Couto, Palmeiras do Norte e Jardim das Flores ? essa última sendo assaltada três vezes, o mais recente ocorreu na terça-feira, 13, quando dois homens entraram na unidade, anunciaram o assalto e efetuaram um disparo, acertando dois acadêmicos de Medicina.

Resposta do 2º BPM

Em nota nesta sexta-feira (16) o Comando do 2º BPM informou que o patrulhamento em Araguaína tem sido realizado de forma preventiva e repressiva. "Como resposta do trabalho atuante desta Unidade destaca-se que desde o início do ano foram efetuadas em torno de 403 prisões/apreensões flagrante delito".

O 2º BPM  ressaltou que "trabalha diuturnamente em prol da segurança de sua comunidade, seja no policiamento preventivo ou repressivo. A Força Tática faz o recobrimento de área, com intensificação do patrulhamento nas horas mais críticas, sendo os locais mencionados um dos pontos em que atuam. Inclusive continua o reforço da Força Tática Estadual trabalhando em conjunto com a Força Tática de nossa Unidade e com o policiamento ordinário".