A atualização do cálculo matemático do sistema do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que acontece a cada 24 horas, registrou na madrugada desta sexta-feira, 23, previsão de chuvas para os próximos três dias, pelo menos, no estado.

Conforme explica o meteorologista José Luiz Cabral Junior, a previsão matemática que apontava a impossibilidade de chuvas para o período de sexta foi alterada com esta atualização nos cálculos matemáticos do sistema durante a madrugada e a boa notícia é que sim, as chuvas devem continuar pelo fim de semana.

"Choveu ontem  17 mm em Palmas  e 18 em  Araguaína e Pedro Afonso. As rajadas nas horas dos episódios de chuvas chegaram aos 40 km/h em Palmas e Pedro afonso, quase 50 km/h em Araguaína", informa o meteorologista.

As chuvas deverão continuar ao longo dos próximos três dias em praticamente todas as regiões do Estado.

Mais

Os tocantinenses têm se alegrado nos últimos dias em virtude das chuvas, que amenizaram um pouco o calor, deram fim às queimadas e revigoraram o verde das matas. No entanto, elas ainda não vieram para ficar. Segundo o meteorologista do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral Junior, a mudança do tempo está associada a um fenômeno transitório, que está trazendo umidade da região amazônica para a costa brasileira, chamado de Zona de Convergência de Umidade.