Seguindo a rodada de entrevistas do Araguaína Notícias com os candidatos à prefeitura de Araguaína, o quarto entrevistado é o candidato Olyntho Neto, representante do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Candidato disse que a prioridade é realizar uma gestão "diferente, enxuta e eficiente". Defendeu transparência com os gastos públicos através da implantação de um observatório. Para a saúde, disse que pretende "usar bem" as estruturas já existentes, como as UBSs para desafogar a UPA. E para melhorar a qualidade de ensino, propôs premiar professores, escolas e alunos de acordo com o desempenho.

Confira!

1.AN ?  Quem é Olyntho Neto e por que o Senhor resolveu se candidatar a prefeito de Araguaína?

Olyntho ? Hoje sou deputado estadual, formado em Administração, com duas especializações, uma especialização pela Escola Superior de Guerra do Exército Brasileiro, e concluindo agora uma especialização... Pós-graduação em Gestão Pública, que é nossa área. Resolvi me candidatar a prefeito de Araguaína pra poder contribuir mais com a nossa cidade, por querer fazer melhor nossa cidade, a cidade que eu moro, a cidade onde eu vou criar os meus filhos, vou querer dedicar exclusivamente a Araguaína quatro anos da nossa vida.

2. AN ? Qual a principal prioridade no seu plano de governo para Araguaína?

Olyntho ? Nossa principal prioridade é mudar a gestão de Araguaína, fazer uma gestão mais eficiente, transparente, honesta e enxugar a máquina pública. Enxugar os gastos públicos pra que o dinheiro sobre pra fazer investimentos nas áreas prioritárias, nas áreas importantes... infraestrutura, saúde, educação e segurança pública, além do social.

3. AN ? Na área da saúde você promete "alto padrão de atendimento". Como fazer isso em frente à crise financeira que enfrenta o Brasil e a saúde nas mãos dos terceirizados?

Olyntho ? Como fazer pra Araguaína ter um atendimento de qualidade? Fazer o básico, fazer com que nós usemos bem as estruturas que nós já temos. Nós temos em Araguaína postinhos de saúde fechados, nós temos aí uma UPA pronta, equipada e que também tá fechada. O que nós precisamos é fazer com que isso funcione. Eu não preciso chegar aqui e prometer fazer quatro hospitais, cinco mega estruturas... Nós precisamos é usar as estruturas que nós já temos. Se você chegar com uma criança com febre ela não pode ser recebida num postinho de saúde, ela vai ser encaminhada pra UPA. Tem que funcionar! Se a saúde básica, se os postos de saúde, se as UBSs funcionarem bem, desafoga a UPA do Araguaína Sul. Se a outra UPA tiver a funcionalizar, desafoga mais ainda. Araguaína começa a fazer a sua parte, ter um atendimento de qualidade, de alto padrão, e assim resolvendo a saúde pública da cidade de Araguaína e, consequentemente, dando a nossa contribuição pra saúde pública do Estado.

4. AN ? Mantem ou não a terceirização do serviço de saúde?

Olyntho - Nós precisamos não é discutir terceirização ou não. A terceirização pode ser positiva se for feita da maneira correta. O que nós precisamos é de gestão na saúde municipal, nós precisamos de uma gestão eficiente e de qualidade, profissionais comprometidos, profissionais aqui de Araguaína, valorizar os nossos profissionais, é isso que precisa em Araguaína independente de serem terceirizados ou não.

5. AN ? Uma de suas propostas para a educação é o aumento do desempenho estudantil. De que forma pretende fazer isso?

Olyntho ? Olha, premiando os professores, escolas, e principalmente os alunos que se destacarem e que tiverem um bom desempenho. O que nós temos que fazer é criar um círculo virtuoso. Premiando os alunos nós vamos mostrar pra eles de uma maneira indireta, que eles conseguem melhorar de vida tendo um bom desempenho escolar e isso é uma consequência que vai ter num longo prazo. Às vezes o jovem não entende isso, ele não entende que se ele tiver um bom desempenho, se dedicar ao estudo, às vezes um esporte, a cultura... A consequência natural é que ele consiga lá na frente se destacar e dar uma melhor condição de vida às suas famílias, a sociedade, e melhorar também a nossa cidade de Araguaína.

6. AN ? Uma de suas propostas para a gestão é desenvolver o "Observa Araguaína", fazer uma faxina nos gastos públicos. O que isso significa e como fazer funcionar?

Olyntho ? O "Observa Araguaína" é um observatório social, é uma proposta para que a sociedade de Araguaína tenha condição de acompanhar os gastos públicos, possa fiscalizar e cobrar mais ainda do poder público, saber pra onde está indo nosso dinheiro. Nós temos, aí hoje já, a obrigação de fazer isso. Mas eu falo pra você que eu que sou deputado estadual, eu tenho dificuldade de ter acesso às informações do município. Eu já solicitei por várias vezes, através da Assembleia Legislativa, e nós só temos informações de fato através da Justiça. Isso tem que mudar. A nossa gestão será pautada pela transparência, por um portal claro da transparência, e implantando o "Observatório", fortalecendo a fiscalização da sociedade civil, pra que ela possa acompanhar e saber o que está entrando de recursos e onde está sendo gasto o nosso dinheiro. É o nosso dinheiro, o dinheiro do nosso suor, do nosso trabalho, dos nossos impostos.

7. AN ? Na área social o seu plano de governo diz que o trabalho será desenvolvido com o foco na erradicação da pobreza. Quais trabalhos serão desenvolvidos e qual a origem desses recursos?

Olyntho - A origem dos recursos é essa mesma que nós acabamos de dizer. Se economizar, se usar bem os recursos que nós já temos, o dinheiro sobra pra fazer tudo, de tudo um pouco. Erradicar a pobreza é o que? É geração de emprego e renda, é fortalecer quem quer trabalhar, deixar as pessoas que querem trabalhar, fazer parcerias, por exemplo, com o SEBRAE pra incentivar o Microempreendedor Individual... Hoje nós já temos aí em Araguaína em torno de 6 mil microempreendedores individuais, mais ou menos 5 mil ativos. Nós temos que incentivar pra que tenham mais, pra que essas pessoas tenham acesso a um microcrédito, à previdência que é uma das características aí também do meio do microempreendedor individual. Pra que os pequenos, os médios e os  grandes empresários contratem, pra que eles tenham cada vez mais força pra gerar emprego, pra gerar renda. Só através do incentivo, sem perseguição a quem quer trabalhar, sem perseguição a quem gera emprego e renda, nós vamos conseguir erradicar a pobreza... Além, é claro, de programas sociais. Voltar com alguns programas sociais importantes.  Principalmente, a questão do microcrédito... Incentivar aqueles que querem trabalhar, que querem sustentar a sua família de maneira honesta e decente.

Considerações finais

Olyntho ? Eu quero dizer que o nosso objetivo é fazer uma nova gestão em Araguaína. Mudar o foco da gestão, economizar com os gastos da máquina pública, com os servidores, com cargos comissionados, com contratos de aluguel, pra que nós consigamos aí fazer o que for necessário pra nossa cidade. Uma gestão eficiente, técnica, com pessoas daqui da nossa cidade, que conheçam os nossos problemas, saibam da nossa realidade. Usar bem as estruturas que nós já temos aí, fortalecer a segurança pública, dar condições e tranquilidade pra as pessoas, pra sociedade de Araguaína caminhar pelas ruas da nossa cidade. Esse é o nosso objetivo, fazer uma gestão diferente e mais eficiente.