O compromisso de Ronaldo Dimas (PR), candidato à reeleição pela Coligação Araguaína Sem Parar, de implantar novos espaços de lazer, esporte e cultura em Araguaína dominou o descontraído bate-papo entre o prefeito e centenas de jovens, batizado de Encontro com a Juventude 22, neste domingo, no Parque Cimba.

Sabatinado pelos jovens a respeito do que esperar do seu novo mandato, como o questionamento sobre se o Lago Azul voltará a ser próprio para o banho com a construção da Via Lago e a praia artificial, Dimas explicou que o acesso ao Lago, que agora será de todos, terá como meta o esgotamento sanitário da cidade, que permitirá que o esgoto tenha o destino certo, deixando de poluir as águas.

Ciclovias

Dimas pretende implantar ciclovias em torno da Vila Lago e também nos parques para dar mais mobilidade à população. "Estamos planejando a cidade para 20 anos, resolvendo questões que são essenciais para o seu desenvolvimento. Todos os loteamentos também terão espaços para o uso de bikes", afirmou.

Para a moçada que gosta de esporte, Dimas quer implantar o Bolsa Atleta, além de concluir as obras do Completo Poliesportivo, que, além de colocar o Município na rota dos grandes eventos esportivos, será usado para descoberta de grandes talentos. "Vou implantar o programa na próxima gestão e também uma pista de kart e outra de esportes radicais. Fico feliz de ver esses movimentos que na cidade não existiam. São fruto da ampliação desses espaços e vamos continuar a ampliá-los".

Escola de Arte

Questionado sobre propostas para a área cultural, Dimas afirmou que as ações realizadas nas unidades de ensino serão complementadas com a Escola de Arte. "Nas escolas temos atividades complementares, e o que muita gente não sabe é que a Escola de Arte está pronta e iremos inaugurar, em breve, no Setor Maracanã. O espaço ofertará aulas de música, dança e esporte."

O prefeito ainda falou sobre um novo espaço para o Festival de Quadrilhas São João do Cerrado. "O evento é uma tradição. As quadrilhas de Araguaína são bastante premiadas. Criamos a quadra do Parque Cimba, mas acho que na Via Lago será mais adequado, num espaço mais amplo para que o público assista melhor."

Transporte público

Perguntado sobre a possibilidade de conceder passe livre no transporte público aos estudantes, Dimas disse que, por o momento ser difícil para implantação do novo transporte devido à clandestinidade, viabilizará passagens mais baratas a todos.

"Eu não posso falar em passe livre no momento, mas vou dar uma notícia melhor: vamos colocar a passagem a R$ 2 para combater o transporte clandestino".

Wifi

"Caminhamos bem para termos uma cidade tecnológica e nosso objetivo é implantar, aos poucos, wifi em todos os espaços públicos da cidade, lembrando que já há três praças com o serviço gratuito, e que tudo hoje está na internet". O prefeito, no entanto, alertou para um fato crucial, a segurança. "Mas o mais importante nesta área será a implantação do videomonitoramento e de um sistema de inteligência que dará suporte à Guarda Municipal e às polícias", lembrou.

Dimas ainda sinalizou positivamente às ideias dos jovens de criar mais vagas de estágios em órgãos públicos, uma piscina olímpica no Complexo Poliesportivo e apoiar o projeto da Universidade Federal de Araguaína.