Seguindo a rodada de entrevistas do portal Araguaína Notícias com os candidatos a prefeito de Araguaína, a quarta entrevista é com o candidato Paulo Roberto, representante do Partido Popular Socialista (PPS).

Ele defendeu uma gestão que tenha quatro áreas como prioridade: saúde, segurança pública, educação e geração de emprego e renda.  Disse que a construção da UPA na Vila Norte foi realizada "desnecessariamente", porque o município tem menos de 200 mil habitantes, mas que pretende ativa-la com outra nomenclatura. Para segurança, afirmou que o diferencial de sua gestão seria contar com profissionais com referência no assunto.

Confira!

1. AN ? Quem é Paulo Roberto? Por que o senhor resolveu se candidatar a prefeito de Araguaína? Paulo Roberto ? Paulo Roberto é um advogado que sempre brigou pela população. Foi eu que entrei com as ações contra o IPTU, contra o município, foi eu que entrei contra a taxa de iluminação pública, fui eu que briguei contra os desmandos do governo municipal, foi eu que briguei contra o IPTU e IPVA. Entrei com ações contra a vistoria ambiental, entrei contra o pacotaço. Então eu sou um cidadão que tô sempre brigando contra o poder público que quer saquear o povo. Eu sou um cidadão humilde, vim de origem muito simples, sou pai de dez filhos, casado, muito bem casado, tenho uma família que me dá todo apoio...que as vezes nós passamos dificuldades, todos os das vitorias, das derrotas, nós passamos juntos, abraçados e sempre orando e pedindo a Deus a permissão pra que nós possamos fazer novas investidas para alavancar a vida do cidadão humilde. 2. AN - O que o senhor considera como principal prioridade no seu plano de governo? Paulo Roberto ? Saúde é prioridade, segurança pública, educação e geração de emprego e renda. Não tem, não pode ser prioridade um ou outro. Ou nós colocamos essas metas como prioridade, ou nós não temos condições de recuperar e dar ao povo de Araguaína um sossego necessário. 3. AN ? O senhor fala no seu plano de governo na implantação de uma "super secretaria de segurança". Qual será o diferencial dessa secretaria em relação as demais? Paulo Roberto ? A Secretaria de Segurança de nosso município, ela hoje é uma questão de obrigação. A segurança pública hoje é uma necessidade porque nossos governantes deixaram de investir na educação o suficientemente há 20 anos atrás. E aquele jovem que lá na oitava série, o jovem de 1990, 91, que sabia ler e escrever, hoje já tem dificuldade em 2016.(...) Como não investiram na educação, estamos colhendo hoje na segurança pública. Esse jovem de 19, 20, 21 anos que não teve o amparo do poder público, ele não teve curso profissionalizante, não teve cursinho pré-vestibular de forma graciosa, ele não teve aula de reforço no seu bairro, ele não teve chance de passar num teste de uma empresa. Então ele não encontrou emprego, pra onde que ele foi? Ele foi para o crime. Então, isso tá acontecendo... Então hoje nós somos obrigados a investir na segurança publica e criar essa secretaria, colocar a AMTT dentro dela. Nós temos que criar a Guarda Municipal ?que tem lei específica para isso? nós temos que criar a Patrulha da Cidade ?que é um modelo de segurança pública que nós estamos trazendo de muito longe. O nosso plano de segurança é tão bom que tem sido copiado por todos os adversários e nós ficamos felizes por isso. 4. Qual seria o diferencial desse secretaria?

Paulo Roberto ?O nosso diferencial é que eles não tem uma mão de obra especializada,  que é a do Coronel Silva Neto, referência estadual em segurança pública. Também tenho conhecimento de segurança pública com abundância. Eu sou um conhecedor, fui um delegado de polícia, sei o que é segurança pública. Nós vamos dar ao cidadão de Araguaína a segurança que ele tanto precisa.

5. AN ? O senhor fala também em ativar a UPA da Vila Norte, de onde virão os recursos?

Paulo Roberto ? Deixe eu te dizer uma coisa, hoje nós temos inúmeros apariguados? pessoas que estão aí vivendo da política há mais de 30 anos... Empregados de vereadores, empregados de prefeitura, de cabos, são cabos eleitorais perenes e eles sugam o dinheiro público há muitos anos. Serviço público não é pra isso. Serviço público é pra os serviços essenciais. Se hoje eles estão gastando mais de 1 milhão de reais com esse povo, então se eu não tenho gasto esse gasto, vou enxugar a máquina e vai sobrar dinheiro pra saúde... A UPA não pode ser aberta como UPA, mas ela pode ser aberta como um Centro de Atendimento ao Idoso, como Centro de Atendimento à Criança, como centro de atendimento a Gestante... Nós vamos municipar a saúde. Vamos tirar esse intermediário que é o Estado do Tocantins, vamos buscar verba do governo federal. Nós temos dinheiro, nós temos recurso, nós arrecadamos mais de 400 milhões de reais por ano. Então é um município rico. O que nós precisamos fazer é deixar de terceirizar o serviço público, fazê-lo com pessoas daqui.  (..) Essa UPA foi construída sem que ela pudesse ser aberta, porque só podiam abrir uma UPA a cada 200 mil habitantes, pra cada 200 mil habitantes, e essa UPA foi feita desnecessariamente por desconhecimento dos últimos gestores que passaram por aí. Então esta é nossa meta, nós vamos abrir, com uma outra nomenclatura. Nós, o poder público, temos a obrigação de dar a saúde perto do cidadão.

5. AN ? Como proposta para educação, seu plano prevê o "Cidadão do Futuro". Como funcionará e de que forma irá contribuir para melhorar a qualidade do ensino na rede municipal?

Primeiro é não deixar pessoas estranhas à educação indicarem professores, indicarem auxiliares. E hoje, quem indicam os auxiliares do serviço público de educação são os vereadores, são os políticos... Os concursados são muito poucos. Então nós temos que fazer concurso público pra cada área específica. Nós temos que tratar a educação de forma séria, fazendo a escola de tempo integral se for possível. Dando uma boa alimentação, acompanhando esse jovenzinho que vai pra escola, na sua casa, com assistentes sociais, com psicólogos se for preciso, vendo o que ele passa na sua casa... Porque muitas das vezes ele não colhe aquele fruto do aprendizado porque na sua casa tá tendo problema. Nós temos que saber se ele tá se alimentando, se não é a fome que tá tirando dele a possibilidade do saber, do entendimento.(...) Hoje ou nós fazemos concursos sérios, ou nós vamos levar a educação para o caos. Eu sei que nós vamos ter uma dificuldade no início... mas por quê? Porque o cidadão que está hoje no crime é o mesmo que não teve educação no passado. Nós temos que dar ao professor autonomia, se for preciso a gente trazer pra dentro, na parte pedagógica não tem como mexer, mas na parte disciplinar, se for preciso militarizar pra poder ajudar.(...) Nós vamos dar ao cidadão humilde a condição para ele cursar uma faculdade e amanhã ele cuidar de sua família, de seus filhos e ser exemplo para nossa sociedade.

7. AN ? Seu plano de governo também traz a proposta de uma mudança do SAMU. O que seria essa proposta e como faria para melhorar o atendimento?

O SAMU hoje ela atende pelas metades, essa é a verdade. Então nós vamos executar a manutenção preventiva das ambulâncias e motolâncias pelo menos a cada em 30 dias. Hoje elas estão aí sucateadas... Nós vamos solicitar ao governo federal novas viaturas, renovar a terceira unidade de suporte básico de vida, essencial para o atendimento da população. Temos que montar equipes exclusivas de motolâncias para sete dias na semana, rever a quantidade de funcionários pra cada função demandada, rever a carga horária dos técnicos e auxiliares de regulação médica, operadores de frota, rever o direito de periculosidade para todos os cargos de assistentes do SAMU. Enfim, nós temos uma série de coisas. Nós temos que solicitar o fornecimento de equipamentos para anualmente criar reservas de caixa para atender as necessidades urgentes e informatizar o controle de estoques e material com leitor ótico. Hoje o SAMU está abandonado, a propaganda não faz jus o que você vê e a sociedade é quem paga com isso. Nós não vamos aceitar isso, nós vamos investir.

Considerações finais

Eu não sou candidato pra me beneficiar. Eu não sou candidato pra ter benefício próprio. Sou um cidadão de bem, tenho família, moro bem, tenho meu patrimônio, mas eu não posso deixar que os políticos acabem com a vida do cidadão araguainense, como está fazendo aí. Eu sou um cidadão que coloquei o meu serviço à disposição da sociedade.(...) Então eu quero dizer ao cidadão araguainense que se ele tem duas opções aí pra votar: votar no Paulo Roberto, ou votar no 23, porque ele estará resgatando a cidadania. Eu quero dizer as pessoas, venha para o lado do bom, você é um cidadão que não deve se misturar com o mundo da corrupção.