Os cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil ofertados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) estão em 24°, 30° e 37°, respectivamente, como os melhores do país em suas devidas áreas. Além disso, são os melhores em suas áreas ofertados na região norte. A avaliação foi divulgada através do Ranking Universitário da Folha.

O ranking é uma avaliação do ensino superior realizada anualmente desde 2012. Estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil com base em dois indicadores: qualidade de ensino e mercado de trabalho. Apesar de aparecer em 103° lugar entre as 195 instituições avaliadas em todo o país, a UFT tem apenas 13 anos de implantação e conseguiu se destacar na comparação com instituições seculares. A pró-reitora de Graduação, Berenice Aires, explica que os resultados são consequência das políticas de consolidação dos cursos. "Isso faz parte da política de permanência dos estudantes na graduação, políticas de formação de professores e investimentos feitos em laboratórios e infraestrutura".

O coordenador do curso de Agronomia, Jair Oliveira, afirma que o resultado não surpreende e explica quais os motivos para que seja o curso da UFT com melhor avaliação. "Desde que o curso foi montado, na criação do Estado, atraiu um grupo de jovens pesquisadores com foco na pesquisa e na extensão para a então universidade estadual".

Oliveira acrescenta que a agronomia é uma ciência estratégica para o desenvolvimento econômico e profissional da região, que é tida como uma das últimas grandes fronteiras agrícolas do mundo. "Os profissionais que se formam aqui têm conseguido emprego com muita facilidade no setor produtivo. Além disso, os cursos de mestrado e doutorado em Produção Vegetal têm formado grandes pesquisadores e trazido mais recursos para equipamentos e laboratórios. Consequentemente, há um grande número de pesquisadores doutores, alguns deles egressos da própria instituição".

Enade

Um dos critérios de avaliação é a nota dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e as coordenações de curso atuam na sensibilização dos estudantes para a importância da avaliação, o comparecimento à prova e dedicação para que tenham bom desempenho. "O resultado do Enade é um instrumento que indica para a instituição no que ela vai bem e no que precisamos melhorar, quais políticas devemos adotar ou o que precisa ser investido em infraestrutura".

Os três cursos que foram mais bem avaliados no Ranking Universitário da Folha, Agronomia, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil tiveram conceito 3, 5 e 3, respectivamente, em suas últimas avaliações pelo Enade. Neste ano, o Enade será realizado em 20 de novembro e da UFT avaliará os cursos de Agronomia, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Serviço Social e Zootecnia.