Continua até esta terça-feira, 11, o I Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (Ecob TO 2016). O evento teve início na noite de domingo, 9, e acontece no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas. No primeiro dia do evento a gestão das águas foi o tema que dominou os debates entre os participantes.

Durante a abertura, a secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Meire Carreira, falou da importância dos comitês e enfatizou a preocupação do governo do Estado em promover uma gestão compartilhada dos recursos hídricos.

O governador do Conselho Mundial da Água, Lupércio Ziroldo, ressaltou a importância do debate em torno da água do uso consciente da água, em virtude, principalmente, do momento de escassez vivido no mundo.  "A questão da água não pode ficar no campo da discussão exclusivamente técnica. Deve ser discutida por todas as pessoas que precisam e fazem uso da água. Que a água seja elemento de união entre as pessoas no futuro e não de guerra", destacou Ziroldo, que aproveitou para fazer a divulgação do Fórum Mundial da Água, que será realizado no Brasil em março de 2018. O Ecob é uma preparação para o fórum.

A palestra magna da noite foi ministrada pelo coordenador de Instâncias Colegiadas do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Singred) da Agência Nacional da Água (ANA), Nelson Neto de Freitas.  Com o tema O Estado da Arte da Gestão de Recursos Hídricos no Brasil, Os Comitês de Bacias Hidrográficas e os 20 anos da Lei da Águas, Freitas  traçou  um panorama da Política Nacional de Recursos Hídricos, apontou aspectos estratégicos no funcionamento dos comitês de bacia e destacou os esforços que vem sendo empreendidos por esses organismos.

Evento

O Ecob 2016, promovido pelo Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas em parceira com a Unitins, conta ainda mesa de diálogo, palestras e apresentação de trabalhos de pesquisa.