Polícia Federal cumpriu mandados em uma loja no centro de Palmas.

A Polícia Federal iniciou na manhã desta terça-feira (11) uma operação contra um grupo que praticava crimes contra o sistema financeiro em Palmas, entre eles a prática da pirâmide financeira. São 40 policiais cumprindo 11 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de condução coercitiva e 1 mandado de prisão preventiva, decretados pela Justiça Federal.

Segundo as investigações, a empresa Aliança Online, que tem sede em Palmas e atuava em todo o País pela internet, captou cerca de R$ 226 milhões, entre dezembro de 2015 e abril de 2016, prometendo ganhos de até 200% dos investimentos.

Em maio deste ano, a Justiça bloqueou cerca de R$ 300 milhões da empresa. Depois, um grupo de 70 pessoas invadiu uma loja de eletrodomésticos ligada ao esquema e saqueou vários eletrodomésticos.

A empresa captava recursos financeiros de terceiros, sem autorização legal, atraindo investidores sob a promessa de "ganhar dinheiro fácil". O grupo é investigado por crimes contra o sistema financeiro, contra a economia popular, contra a ordem tributária, e de estelionato, entre outros.

Operação

O nome da operação foi batizado de Queops em alusão a Pirâmide de Quéops (ou Khu-fu), também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé ou simplesmente Grande Pirâmide, é a mais antiga e a maior das três pirâmides na Necrópole de Gizé, na fronteira de El Giza, no Egito.

É a mais antiga das sete maravilhas do Mundo Antigo e a única a permanecer, em grande parte, intacta.