img-20161012-wa0011

A sessão que seria realizada na noite desta terça-feira, 11, na Câmara Municipal de Nova Olinda foi cancelada devido tumulto e falta de segurança.  Na oportunidade seria entregue um abaixo assinado da população solicitando apoio a vereadores para a realização de auditoria na prefeitura.

O documento, com duas mil assinaturas, pede apoio dos vereadores para solicitar ao TCE (Tribunal de Contas Estadual) uma auditoria na prefeitura e uma investigação do MPE (Ministério Público Estadual) . Entretanto, aliados do atual prefeito José Pedro lotaram o plenário da Câmara e diante do tumulto, a sessão não foi realizada.

A convocação para barrar a auditoria foi divulgada, em áudio, pela vereadora Roseleide Luz, aliada do prefeito. Ela atribui o fato ?desespero? do presidente da Câmara Leomar Ferreira Duarte que foi candidato a vice-prefeito e perdeu a eleição. Ao final da gravação, Roseleide estende o convite: "Quero todo mundo lá para vaiar".

O presidente da Casa, Leomar, disse ao AN que interrompeu a sessão por falta de segurança, porque apenas dois militares estavam de plantão na cidade. Ele ainda rebateu as críticas da colega vereadora. "Esse movimento não é promovido pela Câmara e sim pela sociedade," pontuou.

Mesmo após o fim da sessão, o clima ficou tenso na cidade. Segundo relatos, simpatizantes do gestor promoveram uma arruaça na cidade para intimidar a população.  Vídeos enviados ao AN mostram um grupo soltando rojões na direção de residências. Ao menos uma casa foi atingida e houve princípio de incêndio no sofá.

Mesmo diante do clima tenso, o presidente da Câmara assegurou que vai a Palmas, juntamente com um grupo de vereadores para solicitar a auditoria ao TCE.   O AN tentou contato com o prefeito de Nova Olinda, mas as ligações não foram atendidas.

Entenda

O pedido de investigação e auditoria veio após a descoberta do passado de José Pedro, que já respondeu processos em Canindé de São Franscico (Sergipe). Ele tentou barrar a divulgação de tais conteúdo  durante a campanha de reeleição (em 2016), mas a Justiça indeferiu o pedido de censura.