Estudantes ocuparam a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) durante esta segunda-feira (16), em Palmas. O objetivo dos alunos é pressionar a reitoria das duas instituições a se posicionarem contrárias a PEC 241, que estabelece o congelamento dos gastos públicos por 20 anos.

Na UFT, os alunos e entidades como a Marcha Mundial das Mulheres e Enegrecer Tocantins, estão bloqueando o acesso dos servidores a reitoria. Na manhã desta segunda-feira (16), os manifestantes fizeram uma caminhada que saiu da biblioteca, seguiu para o restaurante universitário e teve fim na reitoria da instituição, onde os estudantes apresentaram as reivindicações a reitora da instituição.

"Nós queremos que a UFT emita uma nota se posicionando contrária a PEC 241 e que pressione os representantes estaduais para que votem contra essa medida. Estamos aguardando uma nova conversa com reitoria. Somente o posicionamento contrário a PEC, vai nos fazer desocupara a reitoria", disse a estudante Daleti Jiovana Pereira Neres.

No IFTO, aproximadamente 200 alunos ocupam o câmpus da instituição em Palmas. Na semana passada, os alunos bloquearam a reitoria, mas segundo eles, não houve diálogo.

"Levamos nossas reivindicações na semana passada, mas não fomos ouvidos. Somos contra a PEC 241 e contra a medida provisória que reformula o ensino médio. Vamos ficar aqui até sermos ouvidos", comentou o presidente do Diretório Central dos Estudantes do IFTO, Patrick das Neves Sousa.

Participam do manifesto no IFTO, os movimentos sociais Quizomba, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, União da Juventude Socialista e Levante Popular da Juventude. Segundo os organizadores, uma assembleia está marcada para a noite desta segunda-feira (16) para esclarecer aos alunos as mudanças que estas medidas podem causar.

A assessoria do IFTO informou que pediu a desocupação com prazo de 24 horas. Após este período, a Direção pedirá a reintegração de posse. Ainda em nota, o IFTO esclarece que a reitegração não diz respeito a concoradar com os termos da PEC 241, mas com o restabelecimento das atividades no câmpus.

Em nota, UFT informou que respeita o movimento estudantil e que as portas da instituição estão sempre abertas para acolher democraticamente os discentes. Além disso, a reitoria está em diálogo com o grupo.

alunos-ocupam-campos-do-ifto-em-palmas-d

alunos-ocupam-campos-do-ifto-em-palmas-c