Um grupo de pais da zona da zona rural de Palmeirante do Tocantins, a 112 km de Araguaína, fechou o trânsito na TO 335 na manhã desta segunda-feira (24). Exibindo cartazes, eles cobraram a retomada do transporte escolar, que estaria suspenso desde o mês de julho.

Os moradores são de assentamentos e dos povoados São Pedro, Acicilândia e Paciência. Eles interditaram a rodovia com uma árvore e pedaços de madeira.  Segundo denúncia relatada ao AN, os filhos dos manifestantes estão sem aula desde o início do segundo semestre, por falta de transporte escolar.

Em um dos cartazes, o manifestante escreveu "A secretaria tem direito de melhora o aprendizado na escola para nossos filhos, queremos estudo digno".

De acordo com denúncia, há uma escola no povoado São Pedro que recebe alunos dos demais assentamentos, distante 20 km de Palmeirante. Havia transporte escolar no primeiro semestre, no entanto os alunos estão sendo prejudicados porque não tem como ir à escola.

"Só está tendo aula para quem mora próximo da escola. Agora para quem mora distante, que são o pessoal dos assentamentos, que precisa de carro para ir buscar e deixar, não tá tendo aula. Tem criança que desde o mês de julho só foi três vezes para escola" afirmou denunciante.

O problema teria sido agravado com a falta de combustível e de pagamento aos motoristas. "Tá paralisado por falta de combustível que a prefeitura não tá colocando. Como são contrato, o pessoal tava com quatro meses sem receber, aí saíram" revelou o denunciante.

A PM de Colinas esteve no local, confirmou o protesto pela manhã ocorrido pacificamente.

Sem resposta da Prefeitura

O AN tentou contato durante a tarde desta segunda-feira tanto com a prefeitura de Palmeirante quanto com a Secretaria de Educação, mas as nossas ligações não foram atendidas. O espaço permanece aberto.

pais-em-palmeirante-fecham-to-335-24-10-16 pais-em-palmeirante-fecham-to-335-24-10-16-e