Justiça cumpre despejo de famílias na zona rural de Campos Lindos.

Depois de uma semana, mais 30 famílias camponesas foram despejadas da Serra do Centro, em Campos Lindos (TO).  As informações foram divulgadas nesta terça-feira, 25, pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).

O despejo teve início da última terça-feira (18) em meio a denúncias de ilegalidades, mas mesmo assim prosseguiu. Após vários impasses, a operação teve desfecho nesta terça-feira, 25.

De acordo com a CPT, durante a operação "foi possível constatar irregularidades por parte dos oficiais de justiça, da parte da Associação Planalto e da conduta da Polícia Militar ao ignorar diversos itens que constam em sua própria diretriz de reintegração de posse."

Ao todo, 30 militares [de Palmas e Araguaína] participaram da ação. A PM se defende afirmando que estava no lugar apenas para garantir a segurança da reintegração.   Na lista de despejo constava 41 nomes.

A CPT  informou que mais de 30 famílias, ?expulsas de suas casas, estão em ter para onde ir. "Seus pertences continuam deixados em um galpão aberto na cidade, sem qualquer garantia de segurança."

E acrescenta que a decisão do juiz Luatom Bezerra, da Comarca de Goiatins, "criou um enorme problema social". A entidade disse ainda que "continuará acompanhando e prestando solidariedade àqueles que necessitam da terra para sobreviver".