A Prefeitura de Araguaína, por meio da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (FUNAMC), prepara o Cemitério São Lázaro para o Dia de Finados. Nestes dias que antecedem a data, estão sendo feitos trabalhos de roçagem, poda de árvores, pequenas reformas e pintura do local.

O Cemitério São Lázaro existe há mais de 58 anos e estima-se que estejam sepultadas mais de 35 mil pessoas no local, sendo considerado o maio cemitério público do Norte do Tocantins. A expectativa é de que cerca de 15 mil pessoas passem pelo local tanto no dia reservado para se relembrar os finados, como também nos dias que antecedem a data.

O pintor e pedreiro Gercileides Soares está fazendo melhorias no túmulo de familiares. "O meu tio, João Rodrigues, e a minha tia, Raimunda Helena, estão sepultados aqui. O túmulo ainda não tinha sido cimentado, então aproveitei e vim ajeitar", explicou Soares.

Dia de Finados  

Serão realizados missas e cultos religiosos de quatro em quatro horas. No dia, a Secretaria Municipal da Saúde vai disponibilizará equipes multiprofissionais, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para atendimentos de emergência aos visitantes, caso haja necessidade. O cemitério estará aberto das 6 às 19 horas no dia 2 de novembro.

Outros cemitérios

Há mais três cemitérios em Araguaína além do São Lázaro, localizados nos bairros Monte Sinai, Novo Horizonte e Barros. Eles também recebem ações de limpeza e manutenção para recepcionar os visitantes neste Dia de Finados.