A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 1º, a Operação Full House que investiga desvio de recursos públicos federais de 11 obras na cidade de Araguatins. A estimativa é de que o esquema possa ter causado prejuízo na ordem de R$ 4 milhões aos cofres públicos.

Nesta manhã, 60 Policiais Federais fazem buscas nas cidades de Palmas, Araguaína, São Bento do Tocantins e Imperatriz-Maranhão. Ao todo estão sendo cumpridos 24 mandados judiciais expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sendo 14 de Busca e Apreensão e 10 de Condução Coercitiva? quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento.

De acordo com a PF, a investigação revelou a existência de esquema criminoso que operava desvio de recursos públicos federais através de fraude em licitações que ocorriam a partir de três empresas criadas e mantidas por pessoas ligadas ao prefeito, seja por relação de parentesco ou amizade.

Uma das empresas tem como responsável o genro do Deputado Estadual, Rocha Miranda (PMDB).  A outra empresa tem como responsável o ex-secretário municipal de Administração, atualmente assessor parlamentar do deputado. A terceira empresa foi criada apenas para participar das fraudes nos processos licitatórios daquele município. Entre as 11 obras, algumas foram concluídas, porém a maioria encontra-se inacabada, tais como 3 creches do programa Proinfância, um posto de saúde e a casa da cultura de Araguatins. A PF calcula que desvio das obras não concluídas sejam superiores a 4 milhões de reais. O nome Full House (casa completa) faz alusão a um jogo do Poker, quando um jogador que possui 5 cartas tem uma trinca, em alusão às três empresas citadas, e uma dupla - os mentores do esquema fraudulento.

Atualizada às 9h46

Acompanhe no AN mais informações e detalhes sobre a Operação.