A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do setor Araguaína Sul recebeu um painel eletrônico para dar mais agilidade e organização ao atendimento dos pacientes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH),  responsável pelo gerenciamento, assim que o primeiro atendimento acontece na recepção da unidade, uma senha é emitida para chamar o paciente para o acolhimento.

A diretora geral da UPA e do Hospital Municipal de Araguaína, Jane Guimarães, explica que, nos casos de estado crítico do paciente, uma equipe de enfermagem, estrategicamente colocada na recepção, faz o encaminhamento direto para o atendimento médico.

A técnica em enfermagem, Sebastiana Gomes, buscou atendimento clínico na UPA e gostou do novo sistema. "Essas senhas são ótimas, deixa o atendimento mais rápido. Antes as atendentes tinham que ficar chamando a pessoa e isso demorava. Agora é só esperar que aparece o número na tela".

A mudança também abrange o preenchimento da ficha de acolhimento. "Todas as informações do paciente são inseridas mediante cliques, não necessitando de digitação", informa a diretora. Os dados complementares como endereço e documentação serão preenchidos posteriormente na recepção, após a classificação de risco.

Ainda no acolhimento, se o paciente for identificado com uma situação grave, ele será diretamente encaminhado para o atendimento médico, sem necessidade de retornar à recepção.