maoUma mulher de 21 anos precisou da ajuda de militares do Corpo de Bombeiros de Araguaína para a retirada de um anel preso em seu dedo, depois de um incidente doméstico. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (8), na UPA do Setor Araguaína Sul.

A mulher pegava roupa no varal quando o anel enganchou no arame. Ao desenganchar, o dedo anelar da mão direita acabou ficando lesionado e em pouco tempo muito inchado. Inicialmente ela procurou a UPA, onde foi atendida por volta das 10h. O médico plantonista pediu para acionar o Corpo de Bombeiros, que possui técnicas e equipamentos apropriados para este tipo de "socorro".

Para cortar e abrir o anel foi necessário utilizar uma retífica, máquina apropriada para o procedimento. Além disso, teve que aplicar anestesia na mulher.

Apesar de parecer inusitado, o Major J Neto do Corpo de Bombeiros disse ao AN que esse tipo de acidente é bastante corriqueiro. Ele fez recomendações quanto ao uso de aliança ou anéis durante o trabalho.

"Como regra, recomenda evitar durante realização de tarefa domestica e trabalho como pedreiro, ajudante e eletricista [ou qualquer atividade que corra risco de enganchar o anel]. Recomendação é que não use" afirmou.

Neto também recomendou que em acidentes como este a pessoa deve procurar o hospital, em caso de ferimento. Quando se tratar apenas de inchaço, pode solicitar atendimento do Corpo de Bombeiros. No acidente de hoje foi necessário o uso de anestesia para fazer o corte do anel.