A Polícia Federal faz busca e a apreensão, na manhã desta quinta-feira, 10, em residências do prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), por determinação do juiz federal Klaus Kuschel, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília. O motivo ainda não foi divulgado, porque o processo corre sob sigilo. A PF ainda foi ao gabinete do prefeito no antigo AMA e também, novamente, à residência do secretário de Finanças, Cláudio Schuller.

O prefeito disse numa rede social que está na Espanha e que "resta colaborar".

O mandado determina busca e apreensão "de todos documentos, mídias e dispositivos que tenham informações pertinentes à investigação".

Em outras duas ocasiões a PF esteve em residências de secretários de Amastha. No final das eleições na residência do secretário de Finanças, Cláudio Schuller, num processo envolvendo denúncia de que haveria armas ilegais, mas ele é colecionador. Contudo, chegou a passar uma noite detido por suposto transporte irregular de armamento.

Depois das eleições, a PF voltou à casa de Schuller e foi ao escritório do secretário de Infraestrutura, Christian Zini. O caso seria também este processo de denúncia de armas ilegais, segundo nota divulgada na ocasião pela Prefeitura de Palmas.