Em requerimento apresentado na sessão desta quarta-feira, 16, o deputado Olyntho Neto (PSDB) voltou a solicitar do Governo do Estado,  informações sobre a situação da máquina de radioterapia da Unidade de Alta Complexidade do Hospital Regional de Araguaína (Unacom/HRA). O aparelho está sem funcionamento desde 2015, o que provocou a contratação do serviço em hospitais fora do Estado. Atualmente 400 pacientes que deveriam receber atendimento em Araguaína estão em Barretos (SP) e outros 43 em Imperatriz (MA) para garantir o tratamento contra Câncer.

O deputado Olyntho questiona essa situação considerando as dificuldades enfrentadas por esses pacientes. "A máquina de radioterapia do Hospital Regional de Araguaína é indispensável no nosso Estado. Por diversas vezes solicitamos informações sobre os problemas com o funcionamento desse aparelho e não obtivemos informações", disse Olyntho completando que "não só os pacientes, mas toda a população tocantinense merece resposta para esse questionamento".

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesau), Araguaína conta com uma máquina de radioterapia nova adquirida em parceria com o Ministéruo da Saúde, porém esse equipamento ainda não foi instalado por falta de adequações estruturais no local onde irá funcionar. Essa máquina foi entregue ao Estado em Dezembro de 2014.