Com o objetivo de sensibilizar para os cuidados com a saúde do homem, a Polícia Militar realizou a Caminhada Azul ? Praticando Vida nesta quinta-feira, 17, no Quartel do Comando Geral da PM, em Palmas.

O evento contou com a participação de aproximadamente 100 policiais militares, entre eles o Comandante Geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos, do Chefe do Estado Maior da PM (CHEM), coronel Edvan de Jesus Silva, além de autoridades militares, oficiais e praças. Um grupo de cerca de 20 bombeiros militares também participaram, além de colaboradores civis.

A caminhada, que contou com o apoio da Fundação Pró-Tocantins, Secretaria de Estado da Saúde e Corpo de Bombeiros Militar, é uma ação que integra o Novembro Azul, uma campanha realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

Para o Comandante Geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos ainda existe uma certa resistência por parte dos homens em se cuidar mais. "Nosso objetivo é quebrar esse tabu e sensibilizar os homens, em especial nossos militares, para que coloquem a saúde como prioridade seja praticando mais esportes, tendo hábitos mais saudáveis e visitando regularmente o médico", destacou o Comandante.