Os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), para as vagas de Técnico em Defesa Social e Analista em Defesa Social do Sistema Penitenciário, estão assistindo aulas e palestras no Curso de Formação Profissional, que iniciou no último dia 15. O curso é em modo presencial, em regime integral, sem recesso, e as aulas acontecem em três turnos: manhã, tarde e noite, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Palmas.

Dos 844 participantes do curso de formação, 820 são candidatos ao cargo de Técnico de Defesa Social, destes 712 são do sexo masculino e 108 do sexo feminino. Na etapa classificatória, 24 pessoas estão concorrendo ao cargo de Analista em Defesa Social, sendo 17 mulheres e sete homens. Jéssica Moreira Soares, 25 anos, do município de Jaú do Tocantins, passou na primeira etapa para o cargo de Técnico de Defesa Social e conta que foi com muita dedicação e estudo que conseguiu ser uma das 108 mulheres aprovadas para o curso. "Eu dediquei muito tempo para esse concurso, pois sempre tive interesse em trabalhar na segurança pública. Estou gostando muito das temáticas que, com certeza, contribuirão com a nossa formação", destacou a candidata.

A grade curricular e o conteúdo programático foram estruturados por eixo e para isso foram considerados os conhecimentos, habilidades e valores básicos para o desenvolvimento das competências exigidas para o exercício das atividades profissionais dos cargos do quadro da Segurança Penitenciária. "O curso de formação foi elaborado com a finalidade de capacitar os  participantes para o pleno desempenho de suas funções para os cargos de Técnico de Defesa Social e Analista em Defesa Social", ressaltou o presidente da Comissão de Coordenação, Avaliação e Acompanhamento do Concurso, Ricardo Nogueira.

Carga horária

Para o cargo de Técnico de Defesa Social a carga horária é de 360 horas-aula, divididas em 24 horas de atividades complementares e 28 horas de aulas práticas, distribuídas em 29 disciplinas. Já para o cargo de Analista em Defesa Social a carga é de horária de 240 horas-aula, divididas em 24 horas de atividades complementares e oito horas de aulas práticas, distribuídas em 26 disciplinas. A grade curricular e o conteúdo programático para os dois cargos foram estruturados conforme os eixos: Administração Penitenciária, Saúde e Qualidade de Vida, Segurança e Disciplina e Relações Humanas e Reinserção Social.

Avaliação

A avaliação do Curso de Formação será composta por prova objetiva para todos os cargos. Será considerado aprovado no Curso de Formação Profissional o candidato que obtiver aproveitamento mínimo de 50% dos pontos distribuídos na prova teórica, não zerar nenhum dos eixos previstos na grade curricular e tiver no mínimo 75% de frequência da carga horária do curso. O resultado final será divulgado no dia 23 de dezembro.