Pessoas acima do peso são vítimas de inúmeros preconceitos no dia a dia, sendo muitas vezes discriminadas no local de trabalho e consideradas menos capazes do que outras. Por causa da condição de sobrepeso, a radialista araguainense Mel Sandes, 27 anos, contou que chegou a ser demitida. Cansada de receber apelidos e sofrer comentários maldosos até mesmo de familiares, Mel decidiu emagrecer.

Em entrevista ao AN, ela relatou como mudou os hábitos alimentares e conseguiu sair dos 120 kg para os atuais 82. Com autoestima renovada, ela pretende perder mais peso e nesse processo compartilha sua história de superação inspirando outras pessoas que passam pelo mesmo problema e não sabem a quem recorrer.

Mel disse que foi gordinha desde criança e sofria muito preconceito dentro da escola e até mesmo na família "... tios e primos, eu era motivo de piadas sem graça??. Ela contou que chegou até ser demitida devido ao seu peso. "Fui demitida de uma empresa e depois descobri que o motivo  era o meu excesso de peso. Claro, eles não falaram, pois poderiam ganhar um processo. O que eu fiz? Segui meu caminho e Deus abriu uma porta onde reconheceram a profissional que sou. Devo muito a Tocantins FM".

O excesso de peso mexia com as emoções da locutora. "Me sentia péssima, um lixo, a pior pessoa, mas eu não conseguia vencer. Não conseguia seguir uma reeducação alimentar e uma rotina de exercícios. Influencia muito onde a mídia dita suas medidas e o padrão de beleza aceitável".

Mel tinha vergonha de ir à academia, então o jeito foi buscar alimentação saudável. Ela conseguiu perder seus primeiros 26 quilos sozinha  com reeducação alimentar . "Comecei a pesquisar  como ter uma alimentação saudável, e sem ir a academia perdi 10 quilos. (...) o primeiro a ser eliminado foi o refrigerante, estou há um ano sem  tomar uma gota. Percebi que vivo sem ele".

Além do desafio de diminuir os deliciosos doces, Mel teve outro. "Meu maior desafio foi diminuir e chegar a eliminar o arroz, pois eu amo".

Mas como tudo começou?

Mel um dia conheceu através da internet a história da Lidiane Abreu " nossa quando eu vi que ela emagreceu  mais de 70 quilos sem cirurgia, eu pensei: poxa, é possível, eu posso emagrecer. Foi como se ela me mostrasse na prática a possibilidade, devo muito a ela e aos meus amigos que carinhosamente  me encorajaram. Mudei por mim mesma, não me sentia bem, não era satisfeita com meu peso" revelou.

E depois dos primeiros 10 quilos eliminados, ela criou forças para continuar. "Não sentia vontade de desistir, pois é maravilhoso  sentir as roupas folgadas  e as pessoas percebendo que você emagreceu e me incentivando com críticas construtivas, como  ?você  é capaz?".

Ajuda Profissional

Depois de emagrecer 26 kg sozinha, uma endocrinologista vendo através das redes socias a luta da Mel, se ofereceu para ajuda-la. "Costumo dizer que Deus colocou um anjo na minha vida , um anjo de jaleco, cabelão e olhos lindos, a Endocrinologista e Nutricionista Naiana Brandão me ofereceu o tratamento como cortesia. A ajuda de um profissional faz toda a diferença" contou.

Obstáculos

Depois de perder alguns quilos a radialista conseguiu ir à academia, lugar temido devido a vergonha pelo excesso de peso. Mel começou a fazer exercícios, mas teve um baque. Machucou um nervo e teve que interromper os exercícios. Disse que ficou triste, mas não desistiu, e mesmo sem a academia continuou a fazer a reeducação alimentar.

Superação

Afastada  da Academia, com novos hábitos alimentares, sendo acompanhada por uma profissional, Mel Sandes que vestia manequim 56 hoje usa 44. A locutora que começou sua luta contra a obesidade no final do ano de 2014, já perdeu 38 quilos ? 26 deles sozinha, sem ajuda profissional.  Mas quem pensa que ela parou por aí se engana, pois ela pretende chegar aos 65 quilos.

E para ajudar outras pessoas também a chegarem ao tão desejado peso ideal, ela criou uma página no Facebook, "Emagrecer com Mel Sandes". Lá, ela pretende ajudar outras pessoas através de sua história compartilhando dicas de alimentação saudável. "Um cardápio saboroso e acessível com certeza é o melhor remédio".

Sonho da Mel

A Mel disse que tem um sonho, um grande desejo depois que chegar ao peso que almeja. "Conhecer a praia de mar de cabeça erguida, sem nenhum constrangimento. E a Mel de hoje é bem diferente da Mel de 120 quilos" finaliza.