O senhor José Carlos Oliveira, 56 anos, entrou em contato com o AN para reclamar da falta de médico na UBS Palmeiras do Norte, no Setor São Miguel em Araguaína.  Ele relatou que na última sexta-feira, 18, se deslocou até a unidade de saúde, mas não foi atendido.  Já a prefeitura diz que o atendimento está correndo normalmente.

Oliveira contou que foi até a UBS para fazer o exame de próstata, assim como recomenda a Campanha Novembro Azul, mas foi informado que não havia o devido atendimento.  "Não fui [atendido] e nem me deram encaminhamento. Disseram que não tinha nem previsão de quando ia ter médico e nem quando ia voltar a coletar  sangue para fazer exame (PSA)."

Seu José diz ter ficado indignado com o descaso, afirmou que ganha pouco e ainda precisa pagar aluguel e as demais contas. E que paga todo mês os devidos impostos, mas não tem devido retorno com os serviços públicos. "Uma vez no ano que você precisa não tem. É constrangedor. Pago aluguel e não tenho condições de pagar um exame desse."

Resposta da Prefeitura

Em nota ao AN,  Secretaria da Saúde, informou que os exames de antígeno prostático específico (PSA) estão sendo realizados normalmente em todas as unidades básicas de saúde (UBS).

"Neste mês da Campanha Novembro Azul, estão sendo ofertados nas unidades palestras educativas e 2.850 exames de PSA, para homens com mais de 45 anos, com encaminhamento para urologista caso seja necessário."

Informou ainda que, em razão do Dia D, o referido exame estava sendo realizado na UBS do São Miguel  até às 17h30 da quarta-feira.  E que para realizar em outros dias, o paciente deverá ligar no 0800 da Saúde, para agendamento de consultas.  E somente o médico, no atendimento, poderá avaliar se além do exame do PSA, ele necessitará do exame de toque.