O governador Marcelo Miranda alterou a estrutura da sua equipe de governo na tarde desta quinta-feira, 24. Foram feitas mudanças na Chefia de Gabinete e na Secretaria Geral de Governo e Articulação Política. Além disso, foi criada a Secretaria Extraordinária de Integração Governamental. Na solenidade, o governador assinou os atos de nomeação e empossou os membros que já fazem parte da estrutura do Governo, em novos cargos.

O então chefe de Gabinete do Governador, Elmar Batista Borges, conhecido popularmente como Cenourão, foi nomeado secretário extraordinário de Integração Governamental. No lugar dele, tomou posse o jornalista Rogério Silva, que deixou a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom). Para a Secretaria de Comunicação Social, a subsecretária, Kênia Borges, foi designada para responder interinamente pela pasta. Já Cesarino Augusto César Pereira Sobrinho, que estava respondendo interinamente pela Secretaria Geral de Governo e Articulação Política assumiu o órgão.

O secretário Extraordinário de Integração Governamental, Elmar Borges, destacou que a pasta atuará na articulação do Governo do Estado com as frentes municipalistas visando ao desenvolvimento das regiões que compõem o Tocantins. "Vamos fazer a integração entre as ações do Governo e as necessidades dos municípios tocantinenses e suas comunidades. Trabalharemos pautados na visão municipalista do governador Marcelo Miranda", destacou.

De acordo com o chefe de Gabinete do Governador, Rogério Silva, as mudanças fazem parte da reorganização da máquina pública. "Essas mudanças fazem parte da reorganização que já vem sendo feitas pelo Governo. Nesse momento, foi feito um remanejamento interno, realocando o pessoal em pastas que certamente possam fortalecer o trabalho", pontuou.

O secretário-geral de Governo e Articulação Política, Cesarino Augusto César Pereira Sobrinho, reforçou que a pasta se firmará na articulação com os poderes. "As demandas vão continuar sendo solucionadas com o diálogo com as outras pastas, com os demais poderes, sob a orientação do governador", ressaltou.

Participaram também da solenidade de posse a vice-governadora Claudia Lelis e o deputado estadual Valdemar Júnior.

Elmar Batista

Cenourão, como é popularmente conhecido, Elmar Batista Borges, é natural de Natividade (TO). É gestor imobiliário, foi bancário por 16 anos, sendo 11 deles no Banco do Brasil. Foi coordenador de Política da Secretaria de Governo na administração Marcelo Miranda. Desde o início desta gestão, ocupou o cargo de Chefe de Gabinete do Governador.

Rógerio Silva

É natural de Rio Verde (GO). É jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com Master em Jornalismo pelo Centro de Extensão Universitária de São Paulo e MBA Executivo Empresarial pela Fundação Dom Cabral de Minas Gerais (FDC). No grupo Jaime Câmara, atuou como correspondente do jornal O Popular e na TV Anhanguera de Rio Verde e Goiânia. Mudou-se para a cidade de Palmas em novembro de 1997 e passou a atuar na TV Anhanguera como editor-chefe e gerente de telejornalismo. Deixou o Grupo Jaime Câmara em agosto de 2014.  Desde o início da atual gestão, ocupou o cargo de titular da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom).

Cesarino Augusto

Natural de Bragança (PA), mudou-se para o então norte goiano em 1957, residindo em Tocantinópolis. Com formação superior em Contabilidade, atuou na área por cerca de 11 anos, na iniciativa privada. Ingressou na vida pública em 1991, quando assumiu o cargo de chefe de Gabinete do então deputado estadual Marcelo Miranda. Ainda na Assembleia Legislativa, atuou por 10 anos em cargos administrativos. Entre 2003 e 2009, ocupou o cargo de secretário particular do Governador; e entre 2009 e 2010, foi subsecretário de Estado da Administração. Na atual gestão, assumiu a subsecretaria de Governo e Articulação Política, e agora passa a ser o titular. Cesarino é servidor efetivo do Tribunal de Contas do Tocantins, casado e pai de dois filhos.

Kênia Borges

Kênia de Moura Borges é publicitária com especialização em administração pública. Natural de Tupaciguara, Minas Gerais, está no Tocantins há 15 anos onde já trabalhou como chefe de gabinete na Secretaria de Comunicação da prefeitura de Palmas. Atuou como diretora de marketing e publicidade em empresas privadas do setor de comunicação da capital, além de participar de campanhas eleitorais como diretora na área de gestão e administração das campanhas.

Foi apresentadora das emissoras TV Girassol (Band) e SBT Minas, além de diretora das produtoras Matrix e Alento, ambas empresas de produção de vídeo e agências de publicidade.  Kênia também trabalhou nos mercados publicitários de Goiânia e Brasília desenvolvendo campanhas para o Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia, além de campanhas publicitárias para empresas privadas dos setores imobiliário, construtoras e indústrias. Atualmente exercia o cargo de subsecretaria de Comunicação no Governo do Estado.