Com a presença do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, e a primeira-dama e madrinha do evento, Nil Dimas, a Caminhada "Passos que Salvam" reuniu milhares de pessoas de vários segmentos da sociedade, em Araguaína. Com diversas atrações artísticas e culturais a programação aconteceu na manhã do último domingo, 27, no Parque Cimba.

Dimas falou da importância do Município ter abraçado essa causa, onde os R$ 60 mil arrecadados com a venda de dois mil kits foram encaminhadas ao Hospital de Câncer de Barretos. "Estamos buscando parceria para que se houver alguém com o problema, o encaminhamento seja o mais rápido possível para Barretos. É importante também alertar a população para a incidência dessa doença que machuca não só a pessoa doente mais a família", disse.

De acordo com a coordenadora do projeto em Araguaína, Noris Cavalcante, foi gratificante o resultado da caminhada. "Uma causa nobre e é muito bom perceber que com todos os envolvidos deram uma pequena contribuição, quando somamos o resultado é muito positivo. Só tenho a agradecer o empenho de toda a equipe e com certeza, esse é só o começo, ainda realizaremos muitas outras caminhadas que beneficiará muitas pessoas", destacou.

Juca Carvalho, analista de recursos do Hospital de Câncer de Barretos, lembrou que essa é a quinta caminhada no Brasil, a 1ª em Araguaína e foi realizada em mais de 500 cidades brasileiras, no Tocantins, foram este ano 17 municípios. "A parceria é importante visto que as cidades enviam um médico e uma enfermeira para Barretos para treinamento para ajudar a detectar os sintomas e sinais do câncer, Araguaína enviará dois médicos e duas enfermeiras", explicou.

A primeira-dama e madrinha do evento, Nil Dimas, e o secretário da Saúde Jean Coutinho agradeceram todos que se envolveram para que a caminhada fosse um sucesso.

Apresentações artísticas e culturais

Abrilhantando o evento e emocionando os presentes, crianças da Rede Municipal de Educação do Município cantaram na abertura da Caminhada músicas como, Aquarela e Era uma vez. Durante o percurso, chamava a atenção do público, outras atividades que estavam sendo realizadas, como yoga, Karatê e skate.

Momento de oração, MPB com o cantor Matheus Menezes e muita diversão para as crianças com a distribuição de pipoca e algodão doce, brinquedos gratuitos como pula-pula e piscina de bolinhas, além de muita animação musical com a Turminha Mágica marcaram a caminhada.

Sinais e sintomas do câncer infantojuvenil

O objetivo principal da caminhada é conscientizar a população sobre os primeiros sinais e sintomas do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes e crianças estavam lá caracterizadas e com placas que mostravam quais são eles. "São por exemplo, caroço no pescoço, nas axilas, dores nas pernas, aumento de tamanho de barriga e brilho branco em um dos olhos, quando a criança sai em fotografias com flash e quanto alguns deles são notados pelos pais ou responsáveis ou seja detectado precocemente, aumenta as chances de cura", explicou médica Luciana Santana.

A mãe de uma das crianças que estava com a placa, a massoterapeuta, Valdeísa Gino, disse que gostou muito da iniciativa. "Às vezes na correria do dia a dia não damos atenção a esses detalhes mais como conhecimento com certeza vamos ter cuidado redobrado com nossas crianças", frisou.

Parceiros

A caminhada em Araguaína foi uma organização da Prefeitura, por meio das Secretarias da Saúde; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; e da Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Muitas empresas, instituições e entidades já aderiram à mobilização como Câmara Municipal, Associação dos Autistas, Lojas Nosso Lar, Ministério Público (MP/TO), Liga de Oncologia do curso de Medicina, do Instituto Presidente Antônio Carlos, Instituto Harmonia, Lojas Tem Tem Supermercado Super Feirão da Economia, Vidraçaria Nacional, Drogaria Carmo, Rede de Supermercados Campelos, Grupo de supermercados Baratão, Hospital Municipal Eduardo Medrado, Centro de Atenção Psicossocial infantil (CAPS), deputado Elenil da Penha, vice-prefeito Fraudinei Fiomari, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU),  Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros.